Sindicato Rural emitiu 819 declarações de ITR 2021

O produtor rural que perdeu o prazo ainda pode declarar

O Sindicato Rural de Guarapuava emitiu 819 declarações do Imposto Territorial Rural (ITR) à Receita Federal até a última quinta-feira (30 setembro), prazo final para declarar o imposto.

O produtor rural que perdeu o prazo ainda pode declarar. No entanto, terá que pagar multa de 1% ao mês, calculada sobre o total do imposto devido.

No caso de imóvel rural imune ou isento, mas cujo dono deve declarar em razão de ter havido alteração nas informações cadastrais do bem, a não apresentação no prazo também implica em multa.

Enquanto não colocar o imposto em dia, o proprietário fica impedido de obter a Certidão Negativa de Débitos (CND) da Secretaria da Receita Federal (SRF), indispensável nas transações imobiliárias. O atraso na entrega do ITR também impede o proprietário de obter financiamentos ou crédito junto a instituições financeiras oficiais.

Em Guarapuava, o Sindicato Rural dá orientações sobre o ITR e realiza a declaração para o produtor mediante uma taxa (os sócios têm descontos). Para obter os valores, os interessados podem consultar a entidade, situada na Rua Afonso Botelho, 58, bairro Trianon. Outras informações pelo telefone (42) 3623-1115.