Sicredi oferece opções para produtor rural investir o resultado da produção agrícola

Instituição financeira cooperativa conta com amplo portfólio de investimentos voltados ao produtor rural que pretende lucrar ainda mais com a safra e experimentar os diferenciais do cooperativismo de crédito

Em todo o Brasil, o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) atingiu R$ 1,129 trilhão, em 2021, segundo levantamento da Secretaria de Política Agrícola do Mapa. O número representa alta de 10,1% em relação ao alcançado em 2020 e, de acordo com a secretaria, as lavouras representam 68% do VBP (R$ 768,4 bilhões). Por trás de números positivos está o personagem central do agronegócio: o produtor rural que, com atividade na lavoura, garante desenvolvimento regional, geração de emprego e renda.

Com raízes no campo, o Sicredi tem uma longa parceria com o agronegócio. A instituição se destacou no ranking da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) como a 2.ª maior instituição financeira na concessão de crédito destinado ao agronegócio. Além disso, a proximidade com o produtor rural possibilita ao Sicredi oferecer as melhores soluções financeiras, incluindo os investimentos. “Nas agências do Sicredi, os associados contam com opções para todos os perfis de investidores, dos mais conservadores, que buscam menor rentabilidade e maior segurança, até os mais arrojados. Uma opção ao produtor rural que pretende rentabilizar ainda mais os resultados da safra que está colhendo”, afirma Rafael Rossi, Assessor de Investimentos da Sicredi Planalto das Águas PR/SP.

Além do amplo portfólio e do relacionamento mais próximo e personalizado, o associado do Sicredi conta com a vantagem de investir em uma instituição financeira cooperativa sólida com avaliação das principais agências de classificação de risco do mundo, tendo o rating AA (bra) da Fitch e classificação “Forte” para a sua Asset, também concedida pela agência. O Sicredi também possui classificação das agências Moodys (Aa2) e Standart & Poors (AAA).

“Quem se associa e investe na instituição financeira cooperativa, além de receber o rendimento dos valores aplicados, consegue ter maior lucratividade porque passa a integrar o quadro social da cooperativa e participa dos resultados gerados no final do ano. Além disso, os recursos captados pelas cooperativas são reinvestidos na região promovendo um ciclo virtuoso com geração de renda, desenvolvimento econômico e social”, explica Eduardo Albuquerque, Assessor de Investimentos da Cooperativa Sicredi Planalto das Águas PR/SP.

ALTA DA SELIC E NOVAS OPÇÕES DE RETORNO
A taxa básica de juros (Selic) foi elevada de 9,25% para 10,75% ao ano, refletindo o ciclo consecutivo de altas. De acordo com o diretor de negócios da Sicredi Planalto das Águas PR/SP, Eric Ranullfo Martins, o cenário de juros mais elevados e de queda no índice de inflação melhora a rentabilidade de opções ligadas diretamente à Selic.

É importante que o investidor alinhe suas expectativas de ganho com seu perfil (arrojado, moderado ou conservador), e com o objetivo do investimento. Nossos gerentes são especialistas e de acordo com o perfil e objetivo, irão sugerir as melhores opções para seu dinheiro render.

Contamos com portfólio completo (CDB, Fundos, Ações, LCA, Poupança), para oferecer ao produtor rural e a todos os associados opções de acordo com cada necessidade”, finaliza Eric.