Senar-PR abre credenciamento para instrutores em mecanização

O Edital 003/2022 foi aberto para credenciar profissionais voltados a ministrar treinamentos para profissionalização rural no curso ‘Operação e Manutenção de Semeadoras-adubadoras’, mais conhecidas como plantadeiras. O prazo para inscrição termina em 23 de maio

Estão abertas as inscrições para o credenciamento de pessoas jurídicas interessadas em integrar o corpo de instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná (Senar-PR). O Edital 003/2022 foi aberto para credenciar profissionais voltados a ministrar treinamentos para profissionalização rural no curso “Operação e Manutenção de Semeadoras-adubadoras”, mais conhecidas como plantadeiras. O prazo para inscrição termina em 23 de maio.

O perfil desejado para essa função inclui formação superior completa em Engenharia Agronômica, Engenharia Agrícola ou tecnólogo em Mecanização em Agricultura de Precisão, além de experiência comprovada com máquinas agrícolas. Vivência em Agricultura de Precisão e vivência em sala de aula são diferenciais. Casos de indivíduos com formação em outras áreas serão analisados individualmente.

Vale lembrar que neste cadastramento é vedada a participação de empresas individuais Microempreendedor Individual (MEI), empresas individuais de responsabilidade limitada (Eireli), ou cooperativas. Também não podem participar empresas que estejam inadimplentes com qualquer órgão da administração pública direta ou indireta; empresas que tenham algum dirigente, sócio, responsável técnico com funcionários do Senar-PR. Para conhecer de forma ampla todas as regras, consulte o edital no site da instituição.

O resultado da seleção sai no dia 3 de junho, quando os candidatos selecionados iniciam então uma etapa classificatória com avaliações técnicas e pedagógicas, além de um treinamento técnico e de uma aula demonstrativa. O resultado final com as pessoas jurídicas aprovadas no certame será divulgado dia 1º de agosto de 2022.

EXCELL

O Senar-PR também está com um edital aberto para a seleção de instrutores para os cursos de Excel, nos níveis básico e intermediário, em dez locais espalhados pelo Estado. Há três vagas para cada uma das regionais: Campo Mourão, Curitiba, Guarapuava, Irati, Londrina, Mandaguaçu, Matelândia, Pato Branco/Francisco Beltrão, Ponta Grossa e Umuarama. O prazo para as inscrições vai até o dia 1º de junho.

O edital visa credenciar instrutores para os cursos “Programa de Inclusão Digital – Excel básico” e “Programa de inclusão digital – Excel intermediário”. O objetivo das duas formações é capacitar o produtor rural e sua família de um modo prático e descomplicado. Assim, o participante que concluir a formação será capaz de utilizar o software para facilitar o seu dia a dia nas mais diversas atividades.

CURSO

O curso “Operação e Manutenção de Semeadoras-adubadoras” ainda não foi lançado oficialmente. Trata-se de uma novidade que faz parte da formação de “Tratorista Agrícola”. Futuramente, a capacitação será prestada em todos os municípios do Estado, conforme a demanda de convocação.

O objetivo do treinamento é capacitar os participantes nas técnicas de operação e manutenção de plantadeiras. Com carga horária de 24 horas, o curso pretende abordar diversos temas relacionados à área, como parâmetros fitossanitários, parâmetros de semeadura, regulagem dos equipamentos e muitos outros.

O Senar-PR possui mais de 250 títulos de cursos, todos gratuitos e com entrega de certificado aos aprovados.

Deixe um comentário