Plano Plurianual do Suasa é lançado para o período de 2023-2027
A proposta foi elaborada em forma de projeto piloto, com a participação das Agências de Defesa Agropecuária dos estados de Goiás, Minas Gerais, Bahia, São Paulo, Paraná e Roraima
A Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) lançou o Plano Plurianual do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (PPA-Suasa) para o período entre 2023 e 2027. O Plano estabelece os objetivos e metas da Defesa Agropecuária no âmbito federal e estadual.
A proposta foi elaborada em forma de projeto piloto, com a participação das Agências de Defesa Agropecuária dos estados de Goiás, Minas Gerais, Bahia, São Paulo, Paraná e Roraima. O projeto piloto foi voluntário e não se sobrepõe nem substitui os Planos Plurianuais dos governos.
“O PPA Suasa é o primeiro planejamento integrado e articulado entre a União e os estados para as ações de defesa agropecuária. É um compromisso concreto de trabalharmos juntos e unidos pelo fortalecimento do agronegócio nacional”, ressaltou a diretora do Departamento de Suporte e Normas, Judi Nóbrega.
Com o lançamento do Plano, são esperados como principais benefícios uma maior integração e alinhamento intragovernamental, melhoria da gestão por resultados, aumento do reconhecimento da importância do Suasa, maior aderência do planejamento às realidades locais e melhoria na transparência das entregas.
O PPA Suasa é estruturado nas dimensões estratégica, tática e operacional, onde as agências estaduais irão trabalhar em dez áreas temáticas que compõe as atividades da defesa agropecuária – proteção da saúde animal e da sanidade vegetal, a idoneidade dos insumos e qualidade dos serviços agrícolas e pecuários, segurança, qualidade e identidade dos produtos de origem animal e vegetal destinados aos consumidores, gestão da defesa agropecuária e Suasa, suporte laboratorial agropecuário, vigilância agropecuária internacional e gestão corporativa.
“Convidamos a todos os estados para que se unam a nós participando do PPA Suasa 2023-2027, a fim de que possamos alinhar nossas forças para melhorar a governança da defesa agropecuária e manter o círculo virtuoso do agronegócio nacional em benefício de toda sociedade brasileira”, destacou o secretário-adjunto de Defesa Agropecuária, Márcio Rezende.
Participaram da cerimônia de assinatura de lançamento do PPA Suasa, representantes das agências de Defesa Agropecuária e superintendentes dos seis estados participantes e servidores da SDA.
MINISTRO
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou, na quarta-feira (3), de audiência pública na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, onde falou sobre as prioridades e as ações do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para 2023 e respondeu aos questionamentos dos parlamentares sobre diversos temas.
Fávaro ressaltou que tem buscado conversar com todos os lados do setor produtivo e com os parlamentares para que as demandas sejam tratadas de forma pontual. Nesse sentido, o ministro se disponibilizou para manter reuniões regulares para ouvir os deputados sobre as necessidades de seus estados. Ele também salientou que pretende andar pelo Brasil para ver de perto as deficiências e dificuldades do produtor.
“Vou visitar o Brasil, botar o pé na estrada cada vez mais, conversar com todos. Só conhecemos a realidade quando chegamos na ponta para ver o que falta, o que está acontecendo. Vou continuar fazendo isso para que possamos juntos fazer da agropecuária ainda mais forte”, afirmou o ministro ao dizer que está aberto a sugestões e contribuições.