Núcleo de criadores de Cavalos Crioulos de Guarapuava marca presença na final do Freio de Ouro, na Expointer

A Expointer, realizada em Esteio, no Rio Grande do Sul, este ano, será de 26 de agosto a 3 de setembro. No entanto, outros eventos que fazem parte da feira, como o Freio de Ouro, por exemplo, tiveram início nesta quarta-feira, 23 de agosto

De 26 de agosto a 3 de setembro, a cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul, sedia mais uma edição da Expointer. Dentro da maior feira agropecuária do País, antes mesmo da abertura oficial da festa (de 23 de agosto, a 2 de setembro), será realizada a etapa final do Freio de Ouro, a maior competição e divulgação do Cavalo Crioulo do Brasil.

O núcleo de criadores da raça, em Guarapuava, marca presença no evento, com animais que participarão das provas de morfologia (avaliação da constituição física), além de competições de freio, jovem proprietário e leilão.

“Desejamos todo sucesso aos apreciadores, criadores e competidores nesta feira internacional. O Cavalo Crioulo é uma raça que simboliza nosso município e leva o nome da cidade para todo Brasil e para diferentes Países do mundo. Isso demonstra a dedicação, cuidado e amor que os integrantes do núcleo de criadores têm para com esses animais”, sublinhou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

Em Guarapuava, o cavalo crioulo é um movimento que cada vez mais possui adeptos, seja para a criação de animais de alta performance ou para amantes dos cavalos que aproveitam os fins de semana em longas cavalgadas ou simplesmente, convivem com seus amigos equinos.

EXPOINTER

A tradição do Estado do Rio Grande do Sul em feiras agropecuárias remonta a 1901. A primeira feira ocorreu em 24 de fevereiro, em pavilhões fechados no Campo da Redenção (atual área do Parque Farroupilha) e do campus central da UFRGS, em Porto Alegre. Na ocasião, houve também, a primeira Exposição de Produtos do Estado.

Desde o início, a hoje Expointer apresenta bovinos, equinos, suínos, produtos agrícolas e industriais e artesanato. A primeira edição do evento contou com a participação de 2.200 expositores e público de 67 mil pessoas, números expressivos para a época.

Deixe um comentário