Lúpulo e produção cervejeira são temas do primeiro dia de palestras do Congresso Técnico Agrária Malte

Durante a abertura do Congresso, o Superintendente da Cooperativa Agrária, Adam Stemmer, falou sobre os obstáculos vividos pelo mercado cervejeiro em meio à instabilidade econômica causada pelo período pandêmico

Após um hiato de dois anos, provocado pela pandemia da Covid-19, o Distrito de Entre Rios, capital brasileira da cevada, volta a receber o público para o Congresso Técnico Internacional Agrária Malte. As palestras da 13ª edição do evento começaram nesta terça-feira (19) e reuniram mais de 500 pessoas no Centro Cultural Mathias Leh.

Durante a abertura do Congresso, o Superintendente da Cooperativa Agrária, Adam Stemmer, falou sobre os obstáculos vividos pelo mercado cervejeiro em meio à instabilidade econômica causada pelo período pandêmico. 

“No nosso último encontro presencial estávamos entusiasmados com as perspectivas para o mercado. Sabemos que no pós-pandemia teremos que reconstruir muitas coisas, especialmente com relação ao setor craft, que foi o mais prejudicado. Mas vamos trabalhar juntos para nos reerguermos”, enfatizou.

Na primeira palestra do dia, Carlos Ruiz e Johan Bertazzoni, da HVG Lúpulos, trouxeram informações sobre programas de melhoramento de lúpulo realizados pela empresa em sua sede, na Alemanha. O cultivo sustentável do insumo também foi abordado.

Em seguida, foi a vez das pratas da casa darem seu recado. Os especialistas da Agrária Malte Fábio Teleginski e Alexander Weckl trataram, respectivamente, de temas como a turbidez e o envelhecimento da cerveja. A mestre cervejeira Lígia Marcondes também falou sobre aspectos técnicos de produção, debatendo a filtração da cerveja.

O dia acabou em grande estilo, com a mesa redonda Boinas Verdes. Nomes como Frank Nohel, Homero Guercia, Francisco Iguti e Gustavo Miranda, referências nacionais quando o assunto é cerveja, conversaram com o público sobre vários aspectos de mercado e produção.

Nesta quarta (20), a programação vomrçou às 8h15, com a palestra de Alírio Caldera, da Weyermann® Maltes

ORGANIZAÇÃO

O Congresso Técnico Internacional é organizado pela Agrária Malte com o apoio de Weyermann®, Lallemand, HVG, AB Biotec, Prozyn, Verallia, Gel Chopp, Curso Técnico Cervejeiro do Colégio Imperatriz Dona Leopoldina, Escola Superior de Cerveja e Malte, Heis Industrial, Santa Efigênia, Revista da Cerveja e Revista do Engarrafador Moderno. (Reportagem/foto: Assessoria, com revisão). 

Deixe um comentário