IDR-PR encerra 1ª etapa de curso de queijo artesanal em Guarapuava

De acordo com o engenheiro de alimentos do IDR-PR e idealizador do curso, Marcelo Barba Bellettini, a segunda fase será em abril e uma associação de queijeiros será montada em breve

Organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná) em parceria com várias entidades, o curso de queijo artesanal ofertado em Guarapuava e em Laranjeiras do Sul encerrou no dia 25 de novembro. Com quase dois meses de capacitação, as apresentações levaram um grande público para as palestras que abordaram diversos temas.

Ao CORREIO, o engenheiro de alimentos do IDR-PR e idealizador do curso, Marcelo Barba Bellettini, explicou que tanto em Guarapuava, onde foi realizado toda sexta-feira no campus Cedeteg, quanto em Laranjeiras do Sul, foram oito módulos apresentados. “Passamos por diversos módulos nesse curso de queijo artesanal. Falamos sobre saúde, sanidade e rebanho, nutrição animal, obtenção higiênica do leite, boas práticas de fabricação, legislações recentes, projetos industriais, gestão da qualidade, gestão financeira, turismo rural, organização rural e tecnologia de fabricação de queijo”, comentou.

A participação foi totalmente gratuita e contou com uma média de cerca de 100 pessoas. Nas quintas-feiras, o curso ocorreu em Laranjeiras do Sul, gerando uma média de 180 a 200 pessoas somadas as duas cidades. O bom número se deu ao fato de além dos queijeiros, ter a participação de produtores de leite, alunos e professores.

Na finalização foram expostos queijos. “Aqui em Guarapuava foram 31 queijos. Mostra que nossa região sabe fazer queijo e tem queijo de excelente qualidade”. Marcelo lembra que no próximo ano haverá o Prêmio Queijos Paraná, que vai eleger os melhores queijos do Estado. “Tenho certeza que num futuro próximo, num próximo concurso, a gente possa estar trazendo medalhas para nossa região”, destacou o engenheiro do IDR.

Foto: Divulgação

ASSOCIAÇÃO
O curso teve dois objetivos, um deles foi de capacitar os queijeiros e o outro de formar uma associação. De acordo com Marcelo, na próxima semana já deve ocorrer uma reunião entre os produtores interessados na formalização. “O IDR Paraná vai estar ajudando nessa organização para a gente criar a associação de produtores de queijo aqui da nossa região Centro, que vai desde Guaraniaçu, Laranjeiras do Sul, Cantagalo, Candói, Guarapuava, Pitanga, para que esse grupo organizado se torne mais forte”, afirmou Marcelo.

Ainda segundo ele, a criação vai aumentar a participação em concursos de qualidade e ajudar os produtores a conseguirem apoio do poder público. “Ninguém ganha salário nenhum com isso. O intuito é organizar”.

2º ETAPA
A segunda fase do curso de queijo artesanal está programada para ocorrer em abril de 2023. Desta vez, além da teoria, os queijeiros terão aulas práticas. “A gente vai estar realizando o curso de maturação de queijos, que vão ser divididos em três ou quatro dias. No primeiro dia vamos estar fazendo queijo, colocando a mão na massa literalmente”.

No segundo dia, os participantes terão uma aula teórica sobre maturação de queijo, depois, cada um levará a peça para casa e após 60 dias retornarão ao curso para avaliação do queijo. “No quarto dia, vamos estar falando sobre novos tipos de queijos, outras variedades que podem ser feitas aqui na nossa região”, conclui Marcelo.

Deixe um comentário