Guarapuava terá 2ª edição de Exposição de Orquídeas 

O evento vai reunir expositores de várias regiões do Estado e contará com minicursos, atração cultural e praça de alimentação; a organização avaliou a primeira edição como positiva e espera superar o resultado neste ano 

A Associação dos Orquidófilos de Guarapuava (AOG) promove de 4 a 6 de agosto a 2ª Exposição de Orquídeas de Guarapuava. No ano passado, o grupo promoveu a feira ainda em caráter experimental e teve um saldo positivo na avaliação do público e expositores. Neste ano, ela ocorreu novamente no Parque Lacerda Werneck.

A presidente da AOG, Maria Hladki R. Machado e a vice-presidente Evelyn Limper Pfann convidam os interessados pela floricultura e o público em geral a visitar a feira, e lembram que a entrada é gratuita.  “Nós vamos ter vários produtores de fora. Estão vindo de Curitiba, Araucária, Prudentópolis, Pinhão, Pitanga, Londrina, Ivaí, Irati, e vão expor, mas também tem alguns que farão a venda”, destacou Evelyn. 

De acordo com a presidente Maria Hladki, o incentivo para organização da segunda edição veio dos frequentadores que visitaram a exposição no ano passado e afirmaram que deveria ocorrer mais de uma vez por ano. “É trabalhoso. Mas a gente ficou satisfeito, apesar da chuva e do frio, nós tivemos bastante visitantes, os vendedores ficaram satisfeitos também”, relatou. 

Além da exposição de diversas espécies de orquídeas, o evento terá venda de outras plantas, praça gastronômica e apresentação cultural no sábado (5). Às 15h o coral Unicanto, da Unicentro, fará uma apresentação. Também serão realizados minicursos com os produtores que estarão expondo e vendendo. 

ASSOCIAÇÃO

Com objetivo de unir os produtores de orquídeas de Guarapuava e região, a Associação dos Orquidófilos de Guarapuava surgiu já fomentando as ações no município. “Nós começamos a associação no interesse mútuo das pessoas de querer aprender mais sobre orquídeas. Nós fizemos um curso pelo Senar-PR no Sindicato Rural. Fiz a propaganda no Instagram e apareceram bastante pessoas. E ali a gente começou a estudar, conversar e o grupo começou a partir dali. Hoje nós estamos em 25 e fazemos uma reunião mensal. Esse é o objetivo da associação, é aprendizado”, afirma  Evelyn. 

O grupo também organiza palestras sobre a planta, visita orquidários, feiras e promove cursos para capacitar os integrantes. Até o momento apenas mulheres são associadas.“Nossa associação são só mulheres. Em outras cidades a maioria são homens. Aqui por enquanto a gente não tem a ala masculina. Mas estão convidados”, comenta a presidente Maria. Evelyn e Maria afirmam que a maioria das associadas são colecionadoras. Apenas três comercializam orquídeas. 

Segundo Maria, o cuidado com a planta é simples, mas exige paciência. “A orquídea é rústica. É muito fácil de cultivar. O que mata a orquídea é o excesso de cuidado. Você tem que achar um lugar que tenha ventilação, luz indireta e a água na quantidade certa”, salienta.

SERVIÇO

Os interessados em integrar a associação podem entrar em contato pelo Instagram @orquideas_guarapuava ou ir até uma reunião. O encontro ocorre na primeira quarta-feira do mês, das 14h às 17h, na Casa do Produtor, no Parque Lacerda Werneck.

Deixe um comentário