Situs Game Online Sbobet Hadirkan Perkembangan Baru di Tengah Tren

Memulai dengan situs game online menyediakan banyak jenis permainan ada slot online, sbobet, casino hingga colok bebas yang bikin siapa saja bisa ikutan dengan macam alternatif hadiah sekaligus. Nilai menang selalu bertambah dan semakin relevan membuat member bisa dapatkan keuntungan double.

Feira Agroecológica da Unicentro comemora 14 anos

0 173

A Feira Agroecológica da Unicentro celebrou seu 14º aniversário. A comemoração foi marcada por muita interação, reunindo agricultores, agentes universitários, professores e estudantes, em um evento que contou com muita música, um grande bolo e homenagens, além dos já tradicionais expositores e seus produtos.

Realizada semanalmente nos campus Cedeteg, Santa Cruz, Irati e na Universidade Tecnológica Federal, ao longo dos anos, a feirinha tem se consolidado como um espaço de comércio de produtos frescos, troca de experiências e fortalecimento dos laços comunitários. “A essência da extensão universitária é levar a universidade até a sociedade, até a comunidade, e trazer essa comunidade aqui para dentro da universidade. A Feira Agroecológica tem uma característica muito ímpar nesse sentido, porque tantas pessoas vêm para universidade. Além disso, nós podemos conhecer a realidade dos feirantes”, afirmou o vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas.

Segundo o coordenador do projeto, professor Jorge Fávaro, a feira veio suprir uma demanda que era tanto dos produtores quanto dos consumidores. Para ele, o sucesso da atividade reside no processo de construção coletiva ao longo dos anos. “A feira teve uma particularidade, talvez seja o seu sucesso, que houve uma demanda externa, de agricultores familiares, de feirantes, de organizações populares e, a partir de então, ela surgiu aqui no Cedeteg, depois ela expandiu. Quando você fala em extensão, extensão é a relação de troca, de construção coletiva, e cada contato que tenha, a gente nunca sai o mesmo. Sempre há uma proliferação de ideias de sugestões, de críticas”, declarou.

A vice-diretora do campus Cedeteg, professora Aline Marques Genú, destacou o comprometimento da organização e dos participantes na formação técnica e na consolidação do projeto. Desde sua criação, a feira tem sido um exemplo de sucesso na promoção da agricultura sustentável e da economia local. “Uma das ideias do projeto é levar a assistência técnica para, no caso os produtores, fazer a certificação orgânica, levar o conhecimento técnico para ajudar na produção. Então, isso já melhora a condição de vida desses produtores. Para os demais, o pessoal do artesanato, dos pães artesanais, dos produtos também é uma forma de auxiliar na comercialização do produto e melhorar a condição de vida deles também, uma vez que eles podem trazer, apresentar e vender os seus produtos na feirinha”, disse.

Na comemoração, os participantes e expositores foram homenageados com certificados, como reconhecimento do trabalho realizado no projeto. Maria Silvana Tataruk Morosini começou a vender bolos e bolachas caseiras, na feitinha agroecológica, neste anos. Mesmo com o pouco tempo, ela já se sente acolhida no que chama de “grande família”. “Eu fazia bolo só para a casa, para família. Daí, eu comecei e gostei. É uma renda extra. Ter o meu dinheirinho mesmo, para  não precisar pedir dinheiro para o marido. Eu gosto. É uma coisa que a gente sempre está trabalhando, está produzindo, se sentindo útil fazendo alguma coisa e é bom aqui o convívio com os feirantes e bem animado, gosto muito”.

Neste 14º aniversário, a Feira Agroecológica da Unicentro reafirmou seu compromisso com a sustentabilidade, com a valorização dos produtores locais e com o fortalecimento da comunidade. “Tem sempre essa questão da agroecologia, que vê a natureza, que vê o homem, que vê as suas relações. É a relação que você tem com todos os níveis da universidade e externo. Você vê aqui funcionário, você vê servente, você vê o (funcionário) terceirizado, você vê os professores e feirantes. Acho que essa relação é mais importante para mim, do que a comercialização”, assegurou o coordenador do projeto, Jorge Fávaro.

*Coorc Unicentro

Deixe uma resposta