Em março, Ippa/Cepea subiu 1,2% em relação ao mês anterior

Segundo pesquisadores do Cepea, o resultado reflete o avanço de praticamente todos os grupos de alimentos – Ippa-Grãos (2,2%), IPPA-Pecuária (0,2%), Ippa-Hortifrutícolas (4,5%) –, com exceção do Ippa-Cana-Café (-0,4%)

Em março, o Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (Ippa/Cepea) subiu 1,2% em relação ao mês anterior, em termos nominais.

Segundo pesquisadores do Cepea, o resultado reflete o avanço de praticamente todos os grupos de alimentos – Ippa-Grãos (2,2%), IPPA-Pecuária (0,2%), Ippa-Hortifrutícolas (4,5%) –, com exceção do Ippa-Cana-Café (-0,4%). No mesmo período, o IPA-OG-DI Produtos Industriais recuou 1%, indicando que, de fevereiro para março, os preços agropecuários subiram frente aos industriais da economia brasileira.

No cenário internacional, as cotações dos alimentos, cujo índice é divulgado pela FAO, tiveram alta de 1,1%; enquanto a taxa de câmbio oficial (US$/R$), divulgada pelo Bacen, se valorizou 0,4%. Comparando-se o primeiro trimestre deste ano com igual intervalo de 2023, o Ippa/Cepea registra forte queda de 15,4%, bem acima da baixa observada para o IPA-OG-DI Preços Industriais, de 4,5%.

Os valores internacionais dos alimentos, por sua vez, caíram 9,7%, enquanto a taxa de câmbio nominal recuou 4,7%. Juntos, esses resultados indicam haver certa paridade entre os preços agropecuários domésticos e os internacionais, conforme apontam pesquisadores do Cepea.

***Fonte: Cepea/Esalq