Culturas de trigo, cevada e cebola apresentam ‘bom aspecto’ vegetativo no Sul, diz Deral

O boletim divulgado nesta semana pelo Deral também destaca que a segunda safra de milho está se aproximando do fim na região

O Departamento de Economia Rural (Deral), órgão ligado à Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), publicou na última terça-feira (13) um boletim atualizando as condições de tempo e cultivo das lavouras paranaenses. 

Especificamente na região Sul, um dos destaques está sendo o monitoramento e as aplicações de defensivos agrícolas, com ênfase nas culturas de trigo, cevada e cebola, que “se apresentam com bom aspecto vegetativo, prometendo uma boa safra”, diz o documento. 

A colheita do milho de segunda safra também continua, mas já se aproximando do fim. 

Segundo o Deral, mesmo com a umidade elevada, a colheita do trigo começou em algumas áreas pontuais. “Também há algumas áreas dessecadas e, se as previsões de chuvas se confirmarem, os produtores terão problemas de qualidade no produto”, alerta. 

A tendência é que, se a umidade do solo permitir, sejam retomados os trabalhos de plantio de feijão, milho, batata e o transplante de fumo. O boletim aponta que antes das chuvas, as atividades estavam aceleradas. 

SOJA

O vazio sanitário no Paraná terminou no último dia 10 de setembro. Assim, há a expectativa para o início do plantio de soja precoce. 

O Deral ressalta que esse plantio, ainda que “um pouco fora da melhor janela”, busca proporcionar uma segunda safra na mesma área, “podendo ser de feijão ou de milho, com preferência para o último”. 

LEITE

“O preço do leite, especificamente nas cooperativas da região, produzido em agosto e pago em setembro, teve alta de 2,22%, ficando, em média, a R$ 3,34 por litro”, diz o boletim.

***Com informações do Deral

Deixe um comentário