Colheita de soja atinge 89% no Paraná, aponta Deral

A colheita do milho da primeira safra 2022/23 segue atrasada com 70% da área

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) divulgou nesta quinta-feira (6) o boletim semanal da conjuntura da agropecuária paranaense. Os dados são do Departamento de Economia Rural (Deral), ligado à Pasta. 

O documento mostra que o clima favorável dos últimos dias contribuiu para um avanço de 12 pontos percentuais na área colhida de soja na última semana. “Foram colhidos aproximadamente 700 mil hectares entre 28 de março e 3 de abril no Paraná. O relatório da semana apontou que a colheita atingiu 89% da área total estimada de 5,766 milhões de hectares”, destaca o relatório.

As áreas ainda a colher apresentam condição boa em 88% das lavouras e 12% tem condição mediana. Segundo o Deral, os números atuais de colheita estão próximos da média histórica para o período, trazendo assim uma normalização em relação aos dados da última semana. 

 MILHO

Em relação ao milho, a colheita da primeira safra 2022/23 chegou a 70% da área total estimada de 387 mil hectares. Neste caso, o Departamento aponta que os trabalhos estão atrasados quando comparados à média histórica para o período. 

No campo as áreas a colher apresentam condição boa em 83% do total, 16% tem condição mediana e 1% apresenta condição de campo ruim. A maioria da área está pronta para a colheita. “Já a segunda safra de milho 2022/23 teve seu plantio praticamente encerrado. Já foram plantados 99% da área total de 2,5 milhões no Estado”, afirma o Deral. 

*Com informações da Seab

Deixe um comentário