Candói recebe Giro Técnico da Soja no dia 13 de dezembro

O evento é promovido pela Embrapa e IDR-PR e está percorrendo todas as regiões produtoras do Estado

Desde segunda-feira (5) as equipes técnicas da Embrapa Soja e do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná) seguem com a programação do Giro Técnico da Soja – Safra 2022/2023, eventos que tiveram início em 16 de novembro e seguem até 15 de dezembro, em 17 cidades do Paraná. 

Em 2022, o Giro Técnico da Soja foi estendido também para o município de Ouro Verde, região oeste de Santa Catarina, em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). 

Na regional de Guarapuava, Candói será o município que receberá um dos eventos sobre a cultura. O Giro Técnico será no dia 13 de dezembro a partir das 08h30.i

O objetivo do Giro Técnico da Soja é debater os resultados da adoção de boas práticas agrícolas, junto à assistência técnica, lideranças locais e produtores de cada região produtora. Os agricultores e técnicos interessados em participar dos eventos podem obter mais informações nos escritórios do IDR-Paraná e Epagri.

 “A primeira semana do Giro Técnico foi concluída com participação aproximada de 250 produtores e técnicos em quatro municípios do Paraná. Avaliamos positivamente o número de participantes e as discussões realizadas”, afirma o pesquisador André Prando, da Embrapa Soja. “Esperamos que os próximos eventos também sejam produtivos para o público e também para compreendermos as demandas e os desafios que impactam no dia a dia do campo”, diz Prando.

Para o coordenador do Programa Grãos do IDR-Paraná,  Edivan Possamai, o Giro Técnico é uma oportunidade de aproximar os agricultores e técnicos das diferentes regiões com as ações de pesquisa e com os especialistas, debatendo sobre os principais problemas encontrados e inovações no processo produtivo. 

Entre as temáticas a serem debatidas estão: Manejo integrado de Pragas (MIP); Manejo integrado de Solos (MID), Tecnologia de aplicação de defensivos, Co Inoculação em soja e também o Manejo de Solos. A proposta prevê a promoção de práticas sustentáveis em uma rede que busca integrar os produtores e difundir tecnologias, por meio de apresentação de resultados obtidos em Unidades de Referência, (URs), instaladas em áreas de agricultores. 

HISTÓRICO

O formato de evento entre Embrapa e IDR-Paraná ocorre desde 2013 e busca mostrar os benefícios do manejo integrado de pragas, doenças e plantas daninhas e a aplicação de defensivos no melhor momento, trazendo economia e ganhos ambientais. Os eventos são uma oportunidade de aproximar a pesquisa, extensão e produtores, discutindo os principais temas ligados à produção de soja no Paraná com base em tecnologias pesquisadas e validadas. 

PROGRAMAÇÃO

Data /Horário/ Município

07/dezembro (quarta-feira) 08:30 Dois Vizinhos

07/dezembro (quarta-feira) 14:00 Marmeleiro

08/dezembro (quinta-feira) 08:30 Ouro Verde

08/dezembro (quinta-feira) 14:00 Chopinzinho

09/dezembro  (sexta-feira) 08:30 Quedas do Iguaçu

12/dezembro (segunda-feira) 14:00 Jardim Alegre

13/dezembro (terça-feira) 08:30 Candói

13/dezembro (terça-feira) 14:00 Rio Azul

14/dezembro (quarta-feira) 08:30 Cruz Machado

15/dezembro (quinta-feira) 08:30 Ponta Grossa

*Assessoria Embrapa com edição

Deixe um comentário