Associações de produtores rurais recebem 800 toneladas de calcário, em Turvo

A ação da secretaria municipal de Agricultura e Pecuária está atendendo 17 associações e 70 produtores

Nesta quarta-feira (27), a Secretaria de Agricultura e Pecuária deu início ao Programa de Correção de Solo, ação que objetiva viabilizar ao pequeno produtor rural o ganho de calcário e fósforo para a melhoria da qualidade da terra, atendendo a necessidade de correção e recuperação de solo e pastagem, possibilitando melhorias na produtividade do agricultor e uma maior renda nas pequenas propriedades.

Por meio da aplicação de calcário será feita a neutralização de alumínio tóxicos para as plantas, elevando o pH do solo e disponibilizando cálcio e magnésio para as plantas. Essas contribuições melhoram as características químicas do local, proporcionando um aumento da disponibilidade da maioria dos macros e micros nutrientes essenciais para o desenvolvimentos das culturas.

A distribuição do corretivo é feita através das associações dos produtores rurais, onde cada  associação está recebendo 40 toneladas da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária com o transporte subsidiado pela Prefeitura. Sendo 17 associações  e cerca de 70 produtores atendidos. 

Caso o produtor rural possua interesse em receber, deve comparecer à associação de sua comunidade ou a mais próxima para solicitar com o presidente responsável. Conforme a Prefeitura, esta é uma forma que a Secretaria encontrou para incentivar o associativismo entre os produtores. Para identificar a quantidade necessária em cada propriedade rural, a Secretaria Municipal solicita a análise do solo da propriedade, realizado pelo produtor. 

Além do calcário, ainda no primeiro semestre de 2022 as Associações dos Produtores Rurais receberam uma Plantadeira e duas Carretas para auxiliar no trabalho no campo e o patrolamento de estradas rurais realizado pela Prefeitura.

Deixe um comentário