Agropecuária cresce 21,6% no 1º trimestre de 2023 e impulsiona PIB brasileiro

Números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que o resultado é a maior alta no setor desde o primeiro trimestre de 1996; lavouras são o destaque

O Produto Interno Bruto (PIB)do Brasil cresceu 1,9% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o último trimestre do ano passado. Os dados do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, divulgado em 1ª de maio pelo IBGE apontam que o resultado foi impulsionado pelo setor da Agropecuária que teve um resultado recorde de 21,6%, o maior desde o quatro trimestre de 1996. 

O setor do agronegócio que tem peso de aproximadamente 8% da economia do país e enfrentou problemas no ano passado em função do clima. No entanto, neste ano há uma expectativa de produção recorde de soja, grão que deve representar cerca de 70% da lavoura no trimestre. “A safra da soja é concentrada no primeiro semestre do ano. Ao compararmos o quarto trimestre de um ano ruim com um primeiro trimestre bom, observamos esse crescimento expressivo da Agropecuária”, analisa a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis. 

O IBGE também destaca alta nos setores de Serviços (0,6%), Consumo das famílias (0,2%), Consumo do governo (0,3%) e baixas em Indústria (0,1%), Investimentos (3,4%), Exportações (0,4%) e Importação (7,1%).

ALTA

A Agropecuária cresceu 18,8% em relação ao primeiro trimestre de 2023. De acordo com o IBGE, este resultado pode ser explicado, principalmente, pelo bom desempenho de produtos da lavoura que possuem safra relevante no primeiro trimestre e pela produtividade. 

Segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA/IBGE), a soja, principal cultivo, apresentou ganho de produtividade e crescimento expressivo na produção anual, estimada em 24,7%. Com exceção do arroz (-7,5%), outras culturas com safra relevante neste trimestre também apontaram crescimento na produção anual e ganho de produtividade, como milho (8,8%), fumo (3,0%) e mandioca (2,1%).

*Com IBGE

Deixe um comentário