Beto Richa diz que principal objetivo da Federação PSDB/Cidadania é ter candidatos às prefeituras

O deputado federal e presidente do PSDB-PR, Richa, e o ex-deputado e presidente do Cidadania-PR, Rubens Bueno, percorrem as principais cidades do Estado para arregimentar filiados e explicar o funcionamento da Federação formada entre os dois partidos, visando às eleições municipais de 2024

A Federação PSDB/Cidadania Paraná promoveu encontro regional na tarde desta sexta-feira (4), em Guarapuava. Centenas de filiados, políticos e lideranças partidárias compareceram ao evento que foi comandado pelo deputado federal e presidente do PSDB-PR, Beto Richa, e o ex-deputado e presidente do Cidadania-PR, Rubens Bueno.

Em conversa com o CORREIO, Richa explicou que ambos têm percorrido o Estado para orientar os correlegionários dos dois partidos sobre o funcionamento da composição entre tucanos e Cidadania, que foi uma decisão nacional. “Caminhar juntos nas eleições, embora cada partido tem sua vida própria. Nós estamos passando por todo o Paraná, levando a nossa mensagem”, explicando que existe certa angústia entre os filiados para saber como vai funcionar essa Federação nas eleições municipais de 2024.

Segundo o deputado, existe um bom entrosamento, uma boa sintonia entre os dois partidos, exemplificando que o Cidadania esteve junto nas últimas eleições e, antes, compôs o seu governo. “E mais do que isso: existe uma boa afinidade ideológica. Não é uma aproximação por conveniência pessoal, por oportunismo”.

Ao longo desses encontros regionais, o ex-governador do Estado sente uma receptividade local. Já percorreram de 20 a 25 cidades polo do Paraná, faltando ainda passar pelo Litoral, Ponta Grossa e Curitiba.

Richa diz que o principal objetivo da Federação é participar das próximas eleições, no ano que vem. “Principal objetivo é termos candidatos às prefeituras do maior número de cidades do Paraná. Uma ênfase maior nas grandes cidades paranaenses”.

Assim, a ideia é apresentar candidaturas próprias na majoritária e lançar boa chapa de vereadores, com candidatos competitivos às Câmaras Municipais.

No caso de Guarapuava, o político destaca que o município sempre foi um grande reduto do PSDB e do Cidadania, citando o ex-prefeito Cesar Silvestri Filho, a atual deputada estadual Cristina Silvestri e o saudoso Cezar Silvestri, que foi chefe da Casa Civil quando Richa foi governador do Estado. “E do lado do Cidadania, o prefeito Celso Góes”.

Rubens Bueno é presidente do Cidadania-PR (Foto: Redação/Correio)

GUARAPUAVA
Segundo Rubens Bueno, essa caminhada pelo Estado é para construir às eleições de 2024. “Estamos muito animados com a nossa Federação”.

Ele aponta que a chamada Capital da Cevada e do Malte tem um prefeito da composição, que é Celso Góes, e uma estrutura de vereadores. “Guarapuava é um centro forte da Federação. Então, vislumbrar um resultado bastante efetivo no ano que vem. É isso que nós queremos”.

Bueno não sai candidato nas eleições de 2024, preferindo apoiar os companheiros de Federação. “E sempre vamos construir um momento novo. Esse é o nosso papel. É qualificar, melhorar e ver o que pode contribuir para que, cada vez mais, a política seja um ambiente do bem comum”.

Auditório lotado na tarde desta sexta-feira (4), em Guarapuava (Foto: Redação/Correio)

CANDIDATURA
Por sua vez, Beto Richa ainda não definiu se sai candidato em 2024. Ele diz que está concentrado no trabalho em Brasília, onde exerce o mandato de deputado federal. “Vou avaliar melhor, ainda não sei”.

Em retrospecto, ele se recorda da grande parceria quando era governador com o então prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho. “Fizemos grande investimentos em Guarapuava”, citando as viagens para o município, anunciado recursos para o Contorno, as duplicações, caso da PR 466, o Hospital Regional Bernardo Ribas Carli, o Centro de Especialidades Médicas, pavimentação asfáltica, segurança pública, educação, entre outros. “Volume expressivo de recursos para essa importante cidade do Paraná”.

Deputada estadual Cristina Silvestri, durante discurso (Foto: Redação/Correio)

MULHER
Presente ao evento, a deputada Cristina Silvestri destacou que a Federação permite andar de mãos dadas. Ela também falou sobre o papel da mulher na política, que tem mais participação e acolhimento.

“Vamos criar os partidos, vamos sair candidatos, vamos fazer no ano que vem a eleição com candidatos, com vocês”.

Antônio Carlos Mino é presidente do Cidadania de Guarapuava (Foto: Redação/Correio)

PRESENÇAS
Entre as presenças no encontro regional, destaque para a deputada estadual Cristina Silvestri, o presidente do Cidadania de Guarapuava, Antônio Carlos Mino, e o presidente da Câmara, Pedro Moraes; além de vereadores (de Guarapuava e região) e demais lideranças.

Foto: Redação/Correio
Deixe um comentário