Celso Góes recebe medalha do Corpo de Bombeiros pelo destaque no combate à Covid-19

A honraria homenageia militares, civis e entidades públicas e privadas pelos grandes préstimos e relevantes serviços em prol do 12º Grupamento de Bombeiros e, consequentemente, em favor da comunidade

Na tarde desta terça-feira (13), em uma cerimônia no Centro de Eventos Cidade dos Lagos, o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, foi condecorado com uma medalha oferecida pelo 3º Comando Regional do Corpo de Bombeiros do Paraná – 12º Grupamento (GB).

A honraria homenageia militares, civis e entidades públicas e privadas pelos grandes préstimos e relevantes serviços em prol do 12º Grupamento de Bombeiros e, consequentemente, em favor da comunidade. A última entrega de medalhas oferecidas pela Corporação no município ocorreu em 2019.

O tenente-coronel e comandante do Corpo de Bombeiros em Guarapuava, José Adriano Prado Spak, pontuou que a entrega das medalhas deste ano representa um momento histórico, depois de um intervalo de dois anos por causa da pandemia de Covid-19. O militar relembrou também que, quando assumiu os trabalhos no 12º GB, o País, e principalmente o Paraná, estavam no pior período da pandemia, quando se exigia o lockdown, o uso de máscaras em todos os ambientes e o isolamento social.

“Esta cerimônia de hoje representa muito para cada um que aqui está. Vivemos um dos piores momentos de nossa história. Foram dois anos de desafios e muitas vidas perdidas, infelizmente. Mas é gratificante estar aqui hoje e reconhecer cada uma dessas pessoas pelo esforço e pela dedicação em favor da nossa sociedade. Hoje, vivemos um momento muito mais tranquilo, mas não podemos nos esquecer de que a pandemia ainda está aqui e precisamos conviver com ela. Portanto, este momento é muito importante para todos nós. É uma retomada dos trabalhos. Lembro ainda, que temos, atualmente, 23 bombeiros em formação aqui em Guarapuava e, em breve, esses militares prestarão serviços à nossa comunidade”, expressou Spak.

O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, que foi condecorado com uma medalha pelo trabalho desenvolvido na linha de frente durante o enfrentamento à pandemia, falou da importância que o Corpo de Bombeiros tem para a sociedade, sobretudo, para Guarapuava.

“O Corpo de Bombeiros é uma referência em todos os lugares e, em nossa cidade, não é diferente. Eu parabenizo a Corporação por tanto esforço, por tantas lutas e desafios enfrentados para sanar os problemas da nossa população. No auge da pandemia, quando eu ainda era secretário de Saúde de Guarapuava, sentimos na pele os desafios que chegaram junto com o medo. Muitas vidas foram perdidas, mas muitas pessoas foram salvas pelos trabalhos dos bombeiros. Na Defesa Civil Estadual, o Corpo de Bombeiros é responsável por coordenar as ações e chegar até as pessoas necessitadas, amenizando a dor de quem, em um momento de catástrofe, perdeu tudo. Hoje é um dia de festa e eu me sinto muito feliz em estar à frente do município, como prefeito e poder dar minha parcela de contribuição. Eu me sinto honrado por ser condecorado com esta medalha”, agradeceu o prefeito.

O coordenador da Defesa Civil do Paraná, Fernando Raimondo Schunig evidenciou a importância do reconhecimento dos trabalhos em defesa da vida e da dignidade. “A entrega dessas medalhas mostra o valor de cada um dos condecorados. Este ato é o reconhecimento do esforço e da dedicação. Não é apenas uma medalha que se exibe no peito, mas sim, o símbolo de uma homenagem valiosa e que se mantém ao longo da história”, disse.

O presidente da Câmara de Vereadores de Guarapuava, João Carlos Gonçalves, que também foi um dos agraciados no evento, falou da importância de homenagear as pessoas que se destacaram pelo trabalho e doação em favor do outro. “Eu me sinto muito feliz em participar de um evento como esse. Essas medalhas mostram os valores das pessoas e seu comprometimento para com o próximo. O Corpo de Bombeiros está de parabéns pelo trabalho. Nosso município só tem a agradecer”, disse João.

SOBRE AS MEDALHAS  

A tradição de cunhar medalhas e moedas comemorativas é uma forma de eternizar acontecimentos e personalidades. As medalhas simbolizam a necessidade dos povos de celebrar, premiar e homenagear seus valores dentro da evolução histórica. É nesse contexto que foi criada a medalha de mérito do 12º GB, por meio da portaria do Comando-Geral nº845, de 24 de novembro de 2017.

Em 2020, com a crise mundial que se instaurou por causa da pandemia de Covid-19, os eventos públicos, principalmente no Paraná, ficaram interrompidos por dois anos.

No entanto, depois das vacinas que culminaram no fim do distanciamento social, os encontros voltaram à sua normalidade, mas ainda requerem muita atenção. 

Deixe um comentário