Polícia Militar dá início à Operação Pronta Resposta – Campos Gerais na região

O lançamento da operação em Guarapuava tem a ver, segundo o tenente-coronel Paulo Siloto, com a posição geográfica do 16º BPM, que fica na região Central do Estado; e com a data alusiva aos 33 anos da unidade

Em conjunto com o Ministério da Justiça, a Polícia Militar do Paraná deu início, na sede do 16º Batalhão de Polícia Militar em Guarapuava, na manhã desta terça-feira (14 jun 2022) à Operação Pronta Resposta – Campos Gerais.

Segundo o tenente-coronel Paulo Siloto, trata-se de uma operação de grande dimensão, que percorre a região Central do Estado. “É focada no combate ao crime organizado, tanto o tráfico de armas, tráfico de drogas, contrabando, em toda a região do 4º CRPM. A abrangência vai desde a região de Telêmaco Borba até a área de Laranjeiras do Sul. É uma área bastante abrangente: rotas conhecidas por criminosos para transporte de drogas, transporte de armas e também contrabando”, explica, durante entrevista coletiva no 16º BPM.

Ele ainda acrescenta que é uma operação conduzida pelo Batalhão de Choque da PM-PR, cuja sede é em Curitiba. “Nós estaremos empenhando 120 policiais focados somente nessa atividade. O objetivo é a presença policial e a repressão também à atuação do crime organizado”, destacando o trabalho de prevenção ao chamado “Novo Cangaço” (versão contemporânea do Cangaço nordestino) e tomada de cidades.

Vale lembrar que, no dia 17 de abril, domingo de Páscoa, um bando fortemente armado tentou assaltar uma transportadora de valores em Guarapuava, provocando medo e pânico na população. Nessa ação, policiais ficaram feridos e o então cabo Ricieri Chagas foi morto.

O tenente-coronel também informa que a PM veio à região de Guarapuava com equipes de alto poder de resposta, armadas e equipadas, além da utilização de operações com cães policiais na detecção de entorpecentes, que serão utilizadas todos esses dias em abordagem a pessoas, ônibus, cidades, e cumprimento de mandados, enfim, todas as demandas abrangidas pelas unidades do 4º CRPM.

Operação é conduzida pelo Batalhão de Choque da PM-PR (Foto: Redação/Correio)

BATALHÃO
O lançamento da Operação Pronta Resposta em Guarapuava tem a ver, segundo o tenente-coronel Paulo Siloto, com a posição geográfica do 16º BPM, que fica na região Central do Estado; e com a data alusiva aos 33 anos da unidade.

“É uma área extremamente grande”, explicando que os grupos criminosos acabam passando despercebidos pela região, à procura de áreas rurais para se esconder. “O objetivo nosso será na atuação urbana e na atuação rural”.

ANIVERSÁRIO
O evento desta terça-feira também marcou o aniversário de 33 anos do batalhão de Guarapuava.

Segundo o comandante do 16º BPM, major Flávio Vicente Ferraz, não se trata de uma comemoração, em respeito a tudo o que ocorreu em 17 de abril deste ano; e sim uma “pequena celebração” para que a data não passe em branco.

“Mas é importante a gente lembrar e rememorar sempre, pois temos que valorizar a nossa história. E da mesma forma também temos de exaltar e homenagear aqueles que passaram antes de nós e construíram a instituição”.

Para quem não sabe, a Polícia Militar do Paraná foi criada em 10 de agosto de 1854. No decorrer deste período, foram dados os primeiros passos rumo a criação do 16º BPM. Posteriormente, passou a contar com a 5ª Companhia Policial Militar do 1º BPM, assim permanecendo até dezembro de 1976. A partir de então, passando a sediar a 3ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar), abrangendo sete municípios.

Em 14 de junho de 1989, o então governador do Estado do Paraná, Álvaro Dias, assinou o Decreto nº 5.195, transformando a 3ª CIPM em 16º Batalhão de Polícia Militar com jurisdição sobre 11 municípios. Atualmente compõe-se de 24 municípios, dividido em quatro Companhias:

• 1ª Companhia com Sede em Guarapuava;
• 2ª Companhia com sede em Laranjeiras do Sul;
• 3ª Companhia com sede em Pitanga e
• 4ª Companhia com sede em Prudentópolis, a qual possui um único município sob sua responsabilidade territorial, cuja extensão abrange 2.309 Km2, sendo a quinta maior extensão territorial do Paraná.

Familiares do sargento Ricieri Chagas acompanharam a homenagem (Foto: Redação/Correio)

HOMENAGEM
E, na data de 13 de junho deste ano, através do decreto 11388/22 em comemoração aos 33 anos do Batalhão, este passará a denominar-se “Batalhão 3º Sargento PM Ricieri Chagas”.

“Uma homenagem ao nosso herói que lutou bravamente até o fim. Um reconhecimento de toda sociedade e principalmente de sua família e amigos desta Instituição”, diz o 16º BPM.

O comandante destaca que é importante reverenciar aqueles que deram a vida em prol da segurança pública, como foi o caso do Ricieri. “É óbvio que existem outros policiais que acabaram perdendo sua vida em função do serviço”, citando pelo menos 14 policiais militares que tombaram no cumprimento do dever. “Da forma como foi, a questão da morte do Ricieri, nada mais justo de que ele receba essa homenagem”.

Durante a solenidade, familiares do sargento acompanharam o descerramento do quadro com o decreto estadual que batizou o batalhão.

Deixe um comentário