Situs Game Online Sbobet Hadirkan Perkembangan Baru di Tengah Tren

Memulai dengan situs game online menyediakan banyak jenis permainan ada slot online, sbobet, casino hingga colok bebas yang bikin siapa saja bisa ikutan dengan macam alternatif hadiah sekaligus. Nilai menang selalu bertambah dan semakin relevan membuat member bisa dapatkan keuntungan double.

Crea-PR vai à sessão na Alep para pedir mais participação em projetos de lei

0 111

No mês em que completa 88 anos, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) participará do Grande Expediente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), para buscar uma aproximação ainda mais estreita com parlamentares.

O presidente do Crea-PR, engenheiro civil Ricardo Rocha, representantes do Conselho, de Entidades de Classe, de Colegiados e de Instituições de Ensino entregarão aos deputados, no dia 7 de junho, um pedido para a formação da Frente Parlamentar da Engenharia, Agronomia, Geociências e da Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável do Paraná. O grupo também irá entregar um documento com posicionamento da categoria em relação a projetos de lei que tramitam na Assembleia, e o Estudo Básico de Desenvolvimento para o Estado do Paraná.

O presidente Ricardo Rocha explica que o objetivo, com a criação da frente parlamentar, é criar um canal mais institucionalizado, sistematizado e permanente de relacionamento com a Alep, de forma a ampliar o diálogo e as contribuições dos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua na formulação de políticas públicas e, em especial, criar um ambiente de colaboração na proposição e tramitação de projetos de lei relacionados ao exercício das profissões ligadas ao Crea-PR. “Entendo que haverá muitos ganhos para a população paranaense. Primeiro, a criação de leis que contem com a colaboração de profissionais que conhecem o assunto tecnicamente, convivem com as temáticas das propostas, e que poderão contribuir com sua experiência e conhecimento. Um outro ganho é o aprofundamento do diálogo com setores produtivos de nosso Estado e a Assembleia, por meio da Frente Parlamentar”, detalha Rocha, destacando que toda a estrutura do Crea-PR e das Entidades de Classe estarão à disposição desta frente parlamentar, para auxiliar os deputados nessas discussões técnicas.

O pedido de criação da Frente Parlamentar deverá ser protocolado pelo deputado estadual Marcio Nunes (PSC), que também é engenheiro. “Essa parceria trará resultados para os profissionais e a população”, declarou o deputado engenheiro agrônomo Marcio Nunes, que disse estar honrado em liderar essa Frente Parlamentar.

O pedido de criação da frente parlamentar será entregue com uma proposta de plano de trabalho, com 14 pontos:

  • 1.​Políticas Públicas na área de segurança em barragens;
  • 2.​Políticas públicas, fiscalização e aprimoramento técnico profissional na área de diagnóstico, prescrição e uso de agroquímicos;
  • 3.​Políticas públicas para engenharias, agronomia e geociências públicas;
  • 4.​Políticas públicas na área de segurança alimentar;
  • 5.​Políticas públicas na área de saneamento;
  • 6.​Políticas públicas na área de recursos hídricos;
  • 7.​Políticas públicas na área de desastres naturais;
  • 8.​Políticas públicas na área de território, planejamento urbano e regional;
  • 9.​Políticas públicas na área de acessibilidade e mobilidade urbana;
  • 10.​Políticas públicas na área de eficiência energética e energias renováveis;
  • 11.​Políticas públicas focadas na segurança do trabalho, prevenção de incêndios e sinistros;
  • 12.​Políticas Públicas baseadas nas áreas de inspeções e manutenções prediais;
  • 13.​Eficiência no planejamento, execução, fiscalização e controle das obras públicas;
  • 14.​Ampliação e aperfeiçoamento do quadro técnico de profissionais das áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências no Estado.

Ricardo Rocha conta que esta interação maior com o legislativo foi incentivada pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), que também buscou o Congresso Nacional para criar a Frente Parlamentar Mista da Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento Nacional. “A proposição desta frente faz parte desse movimento nacional do Sistema Confea/Crea e Mútua e, localmente, está sendo motivada pelo compromisso do Crea-PR com o futuro do Estado e com a necessidade de utilizar melhor os recursos naturais, por meio da implantação de novas tecnologias, boas práticas, e atendimento aos princípios básicos da economicidade e eficiência com os recursos públicos”, afirma.

Encontro com a deputada Cristina Silvestri (Foto: Assessoria)

PROJETOS EM TRAMITAÇÃO

O grupo que irá até a Assembleia também entregará um documento com posicionamento da categoria em relação a 12 projetos de lei – que estão tramitando na casa desde 2019 – que têm conexão com a atuação de profissionais do Sistema Confea/Crea e com a pauta sugerida para a Frente Parlamentar. O documento tem a avaliação do Conselho profissional em cada um dos projetos listados, com posicionamento favorável, com as devidas contribuições de melhorias.

As proposições da categoria em relação aos projetos foram definidas durante o Encontro Técnico de Lideranças do Crea-PR, realizado em maio. “Reunimos as coordenações de colegiados, Entidades de Classe, Instituições de Ensino, nossos Inspetores, Conselheiros, e membros dirigentes do CreaJR para analisarmos e definirmos um posicionamento quanto a esses 12 projetos de lei em tramitação na Assembleia”, conta o gerente do Departamento de Relações Institucionais do Crea-PR, Claudemir Marcos Prattes.

EBDE

O grupo também preparou um estudo de desenvolvimento estadual, com base no trabalho realizado entre 2020 e 2021 pela Agenda Parlamentar realizada em 47 municípios paranaenses.

A Agenda Parlamentar do Crea-PR é um programa de contribuição dos profissionais a gestores públicos, diagnosticando situações e propondo soluções na implantação de políticas públicas, nas áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências. Ao longo desses dois últimos anos, o Crea realizou encontros em 47 municípios paranaenses com o objetivo de discutir propostas das áreas tecnológicas para a inclusão em planos de governo para contribuir com a melhoria da gestão pública.

Um dos resultados da Agenda Parlamentar é um documento com mais de 250 propostas, chamadas de Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal (EBDM). “Fizemos um método de amplificação, com análise de cada proposta, com problemáticas e sugestões de diretrizes de políticas públicas estaduais, que apresentaremos agora nesse encontro do dia 7 de junho, como uma proposta de Estudo Básico de Desenvolvimento Estadual”, conta Prattes, destacando que durante a ação, os deputados também serão apresentados aos Cadernos Técnicos da Agenda Parlamentar.

DEPUTADOS DA REGIÃO DE GUARAPUAVA

A fim de sensibilizar e mobilizar os parlamentares que representam os municípios da Regional de Guarapuava, o gerente do Crea-PR regional, Thyago Giroldo Nalim, juntamente com lideranças regionais da autarquia, visitou os políticos na última semana.

Os encontros presenciais com os deputados Artagão Júnior, Hussein Bakri e Cristina Silvestri foram valiosos e positivos para fortalecer o apoio à proposta da autarquia.

“Vamos discutir nos próximos dias com os demais deputados e deputadas a possibilidade de criar a Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa. Acredito que a iniciativa é importante para aprofundarmos o diálogo entre o setor produtivo paranaense e o Legislativo Estadual, fortalecendo e agilizando a interlocução das demandas de setores estratégicos para o desenvolvimento do nosso estado”, avaliou a deputada Cristina.

SERVIÇO

Apresentação de pedido de criação da Frente Parlamentar da Engenharia, Agronomia, Geociências e da Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável do Paraná

Local: Assembleia Legislativa do Paraná

Data: 07/06/2022

Horário: 14h30

Deixe uma resposta