Divisão de Acesso 2022 inicia no domingo (10) com cinco jogos

Dez clubes iniciam a briga ponto a ponto de olho nas duas vagas para a 1ª Divisão de 2023

Último degrau para a elite do futebol profissional no Estado, o Campeonato Paranaense da 2ª Divisão (ou Divisão de Acesso) dá o pontapé inicial da edição 2022 neste domingo (10 abr 2022), com todos os jogos às 15h30.

Dez clubes iniciam a briga ponto a ponto de olho nas duas vagas para a 1ª Divisão de 2023. Em anos recentes, o Toledo teve o gostinho de disputar a elite, mas acabou sendo rebaixado ao final da edição 2021.

Já PSTC Procopense, Foz do Iguaçu, AA Iguaçu (de União da Vitória) e Prudentópolis frequentaram a 1ª Divisão em algum momento de sua respectiva história. O objetivo é se recolocar no cenário paranaense.

Falando em trajetória, Laranja Mecânica (Arapongas) e Aruko Sports Brasil (Maringá) são novatos no futebol profissional. Mas ambos vivem caminhada meteórica, pois em 2021, quando debutaram na 3ª Divisão, conseguiram logo de cara o acesso.

Os planos do Samurai Black são ousados: subir um degrau por ano. Para tanto, a diretoria maringaense trouxe Rafael Andrade, técnico com histórico de ascensão na Segundona. Por sua vez, a equipe araponguense (do professor Rodrigo Casagrande) tem uma aposta “internacional”: o zagueiro Diego Fracarolli (23 anos), que jogou na equipe do Partizan Bardejov (Eslováquia).

O Apucarana Sports tem chegado perto de subir, mas na hora decisiva bateu na trave. Para a temporada atual, um dos destaques do elenco comandado por Douglas Santos é o atacante Bruno Andrade, com passagens pelas equipes do Iraty, Rio Branco, Grêmio Maringá, Paranavaí, Maringá, Cianorte e Rolândia Esporte Clube (REC).

E o Iguaçuzão de União da Vitória tem no comando um velho conhecido das torcidas dos municípios de Prudentópolis e Guarapuava: o técnico Dudu Sales. Em 2021, ele esteve à frente do elenco do Paranavaí na 3ª Divisão.

REGIÃO
Único representante da região Centro-Sul na Segundona, o Prudentópolis vem divulgando seu plantel de jogadores.

Até a tarde desta sexta-feira (8), a diretoria havia confirmado os nomes de Kadu (21 anos), lateral direito; Legroski (20 anos), zagueiro; Moisés Junior (30 anos), volante; Albert Macaíba (27 anos), lateral direito; Kleberson (17 anos), volante; Alessandro Miranda (23 anos), volante; Ueliton Pereira (31 anos), meio-campo; Gustavo Recife (30 anos), goleiro.

JOGOS
A 1ª rodada da Segundona tem os seguintes jogos, no domingo (10), às 15h30:

  • Andraus Brasil x Aruko Sports Brasil, em Campo Largo, Estádio Atílio Gionedis;
  • AA Iguaçu x Laranja Mecânica, em União da Vitória, no Estádio Municipal Antiocho Pereira;
  • Apucarana Sports x Foz do Iguaçu FC, em Apucarana, no Estádio Mun. Olímpio Barreto (antigo Bom Jesus da Lapa);
  • PSTC x Prudentópolis FC, em Cornélio Procópio, no Estádio Mun. Ubirajara Medeiros;
  • Toledo EC x Verê FC, em Toledo, no Estádio Mun. 14 de Dezembro.

TRANSMISSÃO
Ao contrário da 1ª Divisão, a Segundona não costuma contar com transmissão por TV ou streaming famoso. Geralmente, são os próprios clubes (quase sempre o mandante) que ficam encarregados de transmitir suas partidas pelas redes sociais (Facebook, por exemplo) ou YouTube.

Por isso, é preciso acompanhar as páginas ou canais de cada time para ficar por dentro das partidas. Algumas emissoras de rádio (web ou dial) ou plataformas online também se encarregam de apresentar os jogos, mas sem geração de imagens do campo. Apenas quando negociam direitos de transmissão.

Deixe um comentário