Terceirona 2021 promete briga acirrada pelas vagas do acesso; competição inicia neste sábado (2)

Há muito tempo, não havia tantos clubes em disputa pelas duas vagas do acesso. Confira mais detalhes nesta edição da coluna NOTAS ESPORTIVAS, que tem ainda o novo técnico do Operário Ferroviário e as contratações recentes dos times da 3ª Divisão

Mais uma edição do Campeonato Paranaense da 3ª Divisão. Neste sábado (2 outubro), às 15h30, 12 clubes entram em campo para a 1ª rodada da famosa Terceirona, que alguns chamam eufemisticamente de “Série C”. Nada a ver, 3ª Divisão é 3ª Divisão. E com muito orgulho.

A edição deste ano promete ser uma das mais difíceis dos últimos anos, com novas e antigas camisas em campo, alguns clubes mais estruturados e outros na base da raça. Há muito tempo, não havia tantos times em disputa pelas duas vagas do acesso.

Do lado das novidades, três agremiações que se filiaram há menos de um ano: Aruko Sports Brasil (de Maringá), EC Laranja Mecânica (de Arapongas) e Patriotas FC (da Região Metropolitana de Curitiba). Desse trio, o Samurai Black maringaense parece ser o mais forte, com jogadores de nome e jovens promessas sob o comando de Claudemir Sturion (vice-campeão da 1ª Divisão em 2014). Mas, claro, em campo são outros quinhentos.

Do outro lado, cores tradicionais como o do Atlético Clube Paranavaí (ACP), que já foi campeão da 1ª Divisão em 2007; o Iraty SC, clube com passagens pela elite nos tempos de Sergio Malucelli; e o Batel, agremiação setentona que tem o carinho do torcedor guarapuavano.

Sem esquecer de boas surpresas, caso do Rolândia Esporte Clube (REC), grande rival do Nacional Atlético Clube (NAC); a Portuguesa Londrinense, que costuma aprontar sob o comando do professor Knário; e o Foz do Iguaçu FC, que retorna em 2021.

Dudu Sales é o técnico do Paranavaí na temporada atual (Foto: ACP)

Contratações
Às vésperas de estrear na 3ª Divisão, o Aruko Sports Brasil (ASB), de Maringá (Noroeste), segue anunciando as contratações da temporada. Nesta sexta-feira (1º outubro), o Samurai Black divulgou o nome do atacante André Carlos (25 anos). Descrito como versátil, ele fez carreira no futebol potiguar, com passagens destacadas pelo Globo, onde foi formado e esteve por seis temporadas, e Força e Luz, sendo o artilheiro da equipe no Potiguar 2021. Além disso, disputou a Série D 2021 pelo Fast Clube, onde fez dois gols.

Contratações 2
Nessa mesma sexta-feira, o Aruko (pronuncia-se “Arukô”) também confirmou a chegada do volante Lucas Lourenço (26 anos). Natural de Sarandi (município colado em Maringá), ele foi formado no Maringá FC, onde teve apenas uma temporada até retornar em 2020. Conhece bem as divisões de acesso do estado, com passagens por Prudentópolis, PSTC e Batel. Em 2021, defendeu o Boavista na disputa da Série D.

Contratações 3
Além desses dois jogadores, o Samurai Black já havia anunciado nesta semana o goleiro Thiago Santos, o lateral-direito Alex Rocha e o volante Jorginho. Na estreia, pelo Grupo A, o Aruko enfrentará o EC Laranja Mecânica (do técnico Rodrigo Casa Grande, o Casão), neste sábado (2), às 15h30, no Estádio Willie Davids, em Maringá. Sem torcida, mas com transmissão pela Samurai Black TV.

Iraty
Outro time da Terceirona com novidades recentes é o Iraty SC, que jogará pelo Grupo B a 1ª fase do campeonato. O Azulão iratiense apresentou o zagueiro Rogério C. Nicolau e o volante Almeida, que se juntam ao grupo comandado pelo técnico Karmino Colombini. Rogério teve passagens de 2008 a 2011 no Iraty, depois rodou por clubes como Londrina, Criciúma, Resende, São Bento e por último estava no Penapolense, agora retorna ao clube para formar a zaga do Azulão.

Iraty 2
Almeida passou pelo Iraty em 2006, passou por clubes como Joinville, Corinthians, retornou ao Azulão em 2010 e 2011. Em 2018, disputou a 2ª Divisão do Paranaense no Azulão e hoje está de volta ao elenco que brigará pelo acesso.

Iraty 3
Na estreia, o Azulão jogará sábado (2 outubro) fora de casa, contra o novo Patriotas FC (do treinador Luciano Simm), em Campo Largo, no Estádio Atílio Gionedis.

Rodada
Demais jogos da 1ª rodada: Grupo A – Portuguesa Londrinense x Arapongas EC e REC x Cambé; Grupo B – Batel x Grecal e Paranavaí x Foz do Iguaçu. Todas as partidas começam às 15h30, sábado.

Chape

A Associação Chapecoense de Futebol, em parceria com a Umbro Brasil, apresenta a nova camisa em alusão ao movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. O novo manto da campanha Outubro Rosa terá a camisa rosa com degradê nas respectivas cores do time. O mote da ação é conscientizar a população no geral sobre a importância de se cuidar e também de cuidar de quem se ama. A campanha parte do princípio que as pessoas precisam ser incentivadas a realizarem exames e consultas periódicas que podem dar o diagnóstico precoce e estarem atentas aos fatores de risco.

(Foto: Assessoria)

Chape 2

O novo uniforme do clube chega em edição especial, na cor rosa com degradê até chegar na cor verde, que é uma das oficiais da Chape. A arte do manto vem em pixelização construída pelo formato de diamantes, desenvolvida com a premissa de que cada diamante representa uma torcedora e todas elas juntas são a força e a rede de apoio para que todas lutem e se previnam contra o câncer de mama. Além disso, a meia lua na parte interna da gola, ganhou uma arte demonstrando todas as mulheres torcendo pelo seu time do coração e demonstrando a força de todas elas se unindo a favor dessa causa tão importante. Outros detalhes estéticos que enriquecem ainda mais as peças, são o logo do time e da marca monocromáticos acompanhando o verde do degradê.

Chape 3

Os novos mantos serão lançados no dia 01 de outubro. O clube terá ações pontuais ao longo do mês, reforçando a campanha e parte da renda da venda das camisetas Umbro será revertida para a FEMAMA, maior liderança nacional de grupos de pacientes no controle de câncer de mama, representando a voz de setenta ONGs por todo país.

Operário
O Operário Ferroviário (Ponta Grossa) informa que Ricardo Catalá é o novo técnico do Fantasma. O profissional chega na noite desta sexta-feira (1º outubro), e acompanha a partida diante do Náutico, junto com a diretoria. O técnico de 39 anos é formado em Educação Física e Psicologia Esportiva, além de possuir pós-graduação em Gestão do Esporte e ser dominante em quatro idiomas (português, inglês, espanhol e catalão). Catalá realizou estágios no Barcelona, Zaragoza, Espanyol, Corinthians e São Paulo, antes de ingressar sua passagem na franquia do Red Bull.

Deixe um comentário