Com orientações de segurança, Energisa Sul-Sudeste atua para reduzir situações de risco e acidentes na construção civil

Com foco em profissionais que trabalham em construções e reformas, programa “Guardião da Segurança” reforça cuidados para evitar acidentes com a rede elétrica

Na hora de construir ou reformar um imóvel, na maioria das vezes, as preocupações se concentram nos orçamentos, mão de obra, materiais e tempo de serviço. Mesmo sendo um assunto que merece atenção, nem sempre a segurança dos profissionais está no topo dessa lista. Por conta disso, a Energisa Sul-Sudeste promove o programa “Guardião da Segurança”, para alertar os trabalhadores da construção civil sobre os perigos de manusear equipamentos perto da rede de energia elétrica.

Por meio da iniciativa, equipes da distribuidora de energia visitam obras e profissionais em serviço nas localidades onde a empresa atua: interior de São Paulo, Sul de Minas Gerais e Guarapuava (PR). Em decorrência dessas abordagens, só nos primeiros sete meses deste ano, foram registradas 39 irregularidades nessa área de abrangência, representando um risco para os profissionais, para a população em geral e também para a rede elétrica.

“Nessas visitas orientamos sobre a importância dos EPIs [equipamentos de proteção individual] e necessidade de manter o distanciamento seguro da rede elétrica. Nem todos sabem, mas um acidente pode acontecer mesmo sem haver o contato direto dos equipamentos com os fios. Há situações em que a proximidade pode causar uma descarga por indução elétrica, provocando queimaduras, fraturas, lesões ou até a morte do profissional”, destaca a coordenadora de Saúde e Segurança da Energisa Sul-Sudeste, Juliana Volpi Favaretto. 

Com essas e outras orientações de segurança, durante todo o ano as equipes da Energisa mapeiam e identificam as situações de risco, envolvendo os diversos profissionais da construção civil e manutenção predial: pedreiros, pintores, serralheiros, carpinteiros, serventes, armadores, eletricistas, técnicos que instalam antenas de TV, entre outros.

As ações são estendidas às pessoas que realizam podas de árvores e, muitas vezes, se expõem aos riscos, quando cortam galhos e copas próximos ou em contato com a rede elétrica. Pela legislação, serviços de podas nos espaços públicos são de responsabilidade das prefeituras. Já nas áreas privadas, cabe ao condomínio e ao proprietário do imóvel ou terreno contratar um especialista para proceder com a poda. “Porém, quando os fios estão muito próximos da rede, a Energisa deve ser acionada para realizar o procedimento e evitar quaisquer riscos à segurança da comunidade”, ressalta a coordenadora.

Além da orientação direta aos profissionais, quando necessário, as equipes da Energisa recomendam a paralisação da obra que ofereça riscos de acidente, reforçando a necessidade de conformidade às normas de segurança. Cabe lembrar que não é permitido construir embaixo da rede de energia elétrica. Caso ela passe pelo terreno em obras, o cliente deve contatar a distribuidora para que faça uma avaliação e possíveis adequações no local. 

PELA SEGURANÇA DE TODOS
Para que o trabalho de construção, reforma ou manutenção possa ser realizado com segurança, a Energisa Sul-Sudeste listou algumas orientações aos profissionais:

  • Monte andaimes a uma distância segura dos fios e nunca deixe vergalhões e calhas próximo à rede de energia; 
  • Ao manobrar caminhões, cuidado com a rede elétrica. Verifique a altura do caminhão e também da rede; 
  • Sempre use os equipamentos de segurança; 
  • Instale antenas com uma distância segura para que, em caso de queda, ela não toque nos fios da rede elétrica. Caso a antena caia perto dos fios, não tente recuperá-la, pois poderá receber uma descarga elétrica; 
  • Certifique-se de que as instalações não estão danificadas e que são adequadas à carga elétrica; 
  • Ao fazer pequenos reparos em aparelhos elétricos, certifique-se de desligá-los da tomada. 
(Foto: Assessoria)

INTERVENÇÕES NA REDE 
As atividades que envolvem energia elétrica devem ser realizadas de forma segura e responsável, apenas por profissionais qualificados e autorizados. Subir em postes, trocar transformadores, fazer instalação de medidores, manobrar equipamentos na rede de energia são serviços que só as equipes da Energisa ou empresas devidamente autorizadas podem realizar, pois estão devidamente preparadas para desenvolver o trabalho com segurança. 

Além de crime, as atividades citadas acima são perigosas e podem causar acidentes fatais. Ações que são proibidas de serem realizadas na rede de energia ou próximas a ela: 

  • Instalar câmeras de vigilância, placas publicitárias, cabos de rede de internet (sem a aprovação da distribuidora) e demais equipamentos particulares nos postes; 
  • Instalar, retirar ou adulterar medidores de energia; 
  • Realizar pintura de fachadas improvisando extensores no rolo de pintura; 
  • Fazer cercas ou alambrados sob a rede elétrica sem aterramento e/ou seccionamento; 
  • Subir em transformadores ou estruturas de rede de energia. Somente as equipes da concessionária estão habilitadas a fazer intervenções no sistema. 

Quer instalar uma antena? Fique atento à segurança:   

  • Contrate um profissional qualificado e experiente; 
  • Garanta que a instalação será feita longe de para-raios e jamais interligue o cabo da antena aos condutores elétricos; 
  • Na hora da instalação, não arremesse cabos sobre a rede elétrica. Mesmo eles estando encapados, a capacidade de isolamento do material pode não ser suficiente para evitar a passagem da eletricidade;
  • Não se aproxime ou toque na rede elétrica. O local ideal da instalação da antena é o lado oposto da fiação de energia elétrica. 

CONTATO
Em caso de dúvidas, entre contato com a Energisa Sul-Sudeste pelos canais de atendimento: 

  • Aplicativo para celular Energisa On 
  • Gisa - (18) 99120-3365 (assistente virtual da Energisa pelo WhatsApp) 
  • www.energisa.com.br 
  • Call center – 0800 70 10 326 
Deixe um comentário