Dose dupla do selo Graphic MSP em setembro de 2021: Magali e Franjinha

A primeira novidade é que a edição sobre a comilona mais famosa da Turminha já tem nome: “Magali – Tempero”, uma HQ produzida por Lu Cafaggi. Confira esta e outras notas sobre cultura e entretenimento na coluna: lançamentos na Netflix, “Revista Observatório Itaú Cultural”, Flavio Colin

Setembro promete para os aficionados em quadrinhos da Turma da Mônica. Por meio de suas redes sociais, o editor Sidney Gusman, o Sidão, anunciou nesta quinta-feira (15 julho) a chegada de dois volumes do selo Graphic MSP ao nono mês de 2021.

A primeira novidade é que a edição sobre a comilona mais famosa da Turminha já tem nome: “Magali – Tempero”, uma HQ produzida por Lu Cafaggi. “O que a Lu fez é um escândalo de beleza e sensibilidade!”, diz Sidão.

O material está programado para sair junto com “Franjinha – Contato”, de autoria de Vitor Cafaggi. Os quadrinistas são irmãos e também são responsáveis pela trilogia da Turma da Mônica pelo mesmo selo (“Laços”, “Lições” e “Lembranças”), um dos maiores sucessos do projeto.

Na verdade, o lançamento da HQ protagonizada por Franjinha em setembro se deu em função de atraso na sua produção. “O Vitor, pela primeira vez na vida, teve crises de pânico, acompanhadas de momentos de ansiedade e depressão. Ou seja, ele adoeceu”, explica Sidão, agradecendo a compreensão da Mauricio de Sousa Produções (MSP) e da Panini Comics.

“…Fiz o que me cabia: dei todo o apoio ao Vitor e, agora que ele está se tratando, entramos na reta final desta Graphic MSP espetacular!”, complementa o editor.

Lançamento
Desse modo, “Franjinha – Contato” e “Magali – Tempero” sairão no mesmo mês, em setembro. “E vamos armar campanha para edições autografadas das duas!”, adianta Sidão. “E vai ter previews de ambas também! Só que separadamente, pra todo mundo poder curtir de montão”.

Entenda
Inaugurado em 2012, com a chegada de “Astronauta – Magnetar”, o selo Graphic MSP tem como proposta principal fazer uma releitura dos personagens clássicos de Mauricio de Sousa (o criador da Turma da Mônica). Pela coleção, já passaram versões do Cebolinha, Louco, Cascão, Bidu, Piteco, Penadinho, Mônica, Chico Bento etc.

Flavio Colin
A editora brasileira Pipoca & Nanquim merece todo o carinho dos fãs pelo trabalho de resgate histórico do quadrinho nacional. A casa vai lançar uma coletânea do mestre Flavio Colin. “Em agosto, iniciaremos a pré-venda de TERROR NO INFERNO VERDE, uma coletânea trazendo algumas das melhores histórias produzidas pelo mestre!”, diz a PN.

Flavio Colin
Desenhista carioca, criado no sul do país, Flavio Barbosa Mavignier Colin iniciou sua carreira de quadrinhista ainda bem jovem, nos anos de 1950. Nos anos 60, marcaria definitivamente sua carreira, ao trabalhar no gibi do grande sucesso da TV brasileira: O Vigilante Rodoviário. Colin também atuou na área publicitária e colaborou para a (hoje) histórica revista O Cruzeiro; além de fazer parte de inúmeras tentativas de se nacionalizar a produção de quadrinhos, no Brasil. Entre os anos 70 e 80, produziu ininterruptamente, colaborando para as publicações das editoras Grafipar e D-Arte, entre outras. Prolífico até o fim de sua vida, Colin ficou conhecido pela nova geração de leitores brasileiros, ao estrelar publicações especiais como: “O Boi das Aspas de Ouro”, “Estórias Gerais” e “Fawcett”. As informações são do Guia de Quadrinhos.

Netflix
De olho no conteúdo adicionado recentemente na Netflix, serviço pago de streaming. Nesta sexta-feira (16), entrada do filme “Rua do Medo: 1666” – Parte 3; e das séries “Explicando” – temporada 3 e “Van Helsing” – temporada 5. Todas são produções originais da plataforma.

Revista
A nova edição da “Revista Observatório Itaú Cultural” analisa a implementação do Plano Nacional de Cultura (PNC), instrumento que busca direcionar os debates sobre políticas públicas culturais no país – de sua criação em 2010 aos desafios e potencialidades que permanecem até hoje. Acesse a versão digital da publicação gratuitamente: https://issuu.com/itaucultural

Capa da nova edição da revista (Foto: Reprodução)

Revista 2
Com edição da consultora em políticas culturais Claudinéli Moreira Ramos – doutoranda em ciência da informação pela Universidade de São Paulo (USP) –, a revista traz também entrevistas da editora com o secretário especial da Cultura Mario Frias, com a deputada federal Jandira Feghali e com o senador Eduardo Gomes.

Impresso
Esta edição da “Revista Observatório” é a última a ser publicada em formato impresso. A partir do número 30, ela passa a desenvolver um modelo digital e dinâmico, buscando novos recursos, como materiais em áudio e vídeo.

Deixe um comentário