Documentário ‘Estrada de Papel’ está disponível no YouTube

Esse filme traz um recorte sobre a vida e a obra de um dos escritores brusquenses mais ativos de todos os tempos: Saulo Adami. Veja esta e outras notas sobre cultura e entretenimento na edição desta segunda-feira (24) da coluna

Produzido pela Griô Filmes (youtube.com/griofilmes), o documentário “Estrada de Papel” está disponível gratuitamente no YouTube (CLIQUE AQUI).

Esse filme traz um recorte sobre a vida e a obra de um dos escritores brusquenses mais ativos de todos os tempos: Saulo Adami. O roteiro tem como base de pesquisa o livro homônimo, escrito por Jeanine Wandratsch Adami e Saulo Adami.

“Esta emocionante homenagem que recebi com muita alegria dos seus realizadores Alessandro Vieira e Carlos Alexandre Martins, despertou em mim uma série de lembranças (as melhores!) desta jornada que teve início no Arraial dos Cunhas, em Itajaí, onde fui criado e comecei a escrever literatura, aos nove anos de idade. Sua produção, um recorte desta estrada longa, representa uma das maiores alegrias da minha vida e carreira. E reúne as artes que mais amo: literatura, teatro e cinema”, disse Adami, em suas redes sociais.

Catarinense radicado em Curitiba (PR), Saulo Adami é escritor e jornalista. Ele é conhecido como um dos maiores pesquisadores da franquia “Planeta dos Macacos”, tendo escrito o clássico “Homem Não Entende Nada! Arquivos Secretos do Planeta dos Macacos” (ed. Estronho, 2015); além de ter produzido centenas de obras literárias autorais e projetos de livros. Adami também tem ligação com Guarapuava, pois já esteve no terceiro planalto paranaense participando de diversos eventos e apresentando sua produção.

Direção
Com direção de Alessandro Vieira, “Estrada de Papel” é projeto viabilizado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei 14.017/2020) no município de Brusque. A seguir, a ficha técnica do documentário:

Direção: Alessandro Vieira
Assistente de Direção: Ricardo Weschenfelder
Roteirista: Luiz Saulo Adami
Cinegrafista: Daiane Samara Amorim
Técnico de Som: Derlan Kohler
Edição e Finalização: Carlos Alexandre Martins
Motion Designer e Transmissão ao vivo: Felipe Aviz
Trilha Sonora: Estúdio Pistache
Designer Gráfico: Vagner Jacintho Pinto
Fotógrafo Still: Diego Cavichiolli
Assessora de Imprensa: Suellen Pereira Rodrigues

Rádio
Em abril, a Rádio Nacional FM Brasília (96,1 MHz) apresentou um aumento de 25% de audiência (fonte: Kantar IBOPE Media) em relação ao mês anterior, tendo alcançado a segunda posição em alguns momentos na faixa musical matutina. A Nacional foi a primeira emissora FM de Brasília, entrando no ar em 1976. Os destaques de sua programação são o melhor da música brasileira e a informação de qualidade. Transmitindo com 20 quilowatts de potência, pode ser sintonizada em todo o Distrito Federal e Entorno. O sinal da Nacional FM também é disponibilizado via internet e satélite digital.

Programação
A programação musical da Nacional FM valoriza a música brasileira, MPB tradicional e contemporânea, música instrumental, os novos talentos e a música de artistas de Brasília. Desde 2009, a emissora realiza um dos eventos mais importantes para promoção da cultura local: o Festival de Música da Rádio Nacional FM.

Sintonize
Ouça a Nacional FM Brasília também pelo site das Rádios EBC ou pelo aplicativo Rádios EBC. Pelo app é possível ouvir, ao vivo, as programações da Nacional Brasília AM, Nacional FM Brasília, Nacional Rio de Janeiro, MEC AM, MEC FM, Nacional Amazônia e Nacional Alto Solimões. O aplicativo Rádios EBC está disponível para as plataformas Android e iOS e pode ser baixado gratuitamente (disponível do Google Play e na Apple Store).

(Foto: Ilustrativa)

Escrita acadêmica
O Governo do Estado, por meio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, articula a criação de oito centros de escrita acadêmica em instituições públicas de ensino superior localizadas no Paraná. A iniciativa foi anunciada em reunião entre o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, a diretora do escritório de Ensino de Língua Inglesa da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, Jennifer Uhler, e o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e coordenador-geral do projeto, Ron Martinez.

Escrita acadêmica 2
Os espaços fazem parte do programa Award (Academic Writting And Research Development) e serão localizados nas universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), Oeste do Paraná (Unioeste), Centro-Oeste (Unicentro), Norte do Paraná (UENP) e Estadual do Paraná (Unespar), e na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Deixe um comentário