Memorial em homenagem ao artista João Turin será inaugurado em Curitiba, reunindo quase 100 obras

Localizado no parque São Lourenço, memorial conta com uma nova edificação e um jardim de esculturas, que homenageiam o artista e o Movimento Paranista, que ajudou a criar; confira esta e outras notas sobre cultura e entretenimento

O legado que o artista João Turin (1878-1949) deixou para a cultura do Paraná poderá ser apreciado em um grande espaço de mais de 8 mil m² que recebe seu nome e também o do movimento artístico do qual foi um dos principais expoentes. O Memorial Paranista João Turin conta com quase 100 obras do artista e está localizado no Parque São Lourenço, um dos cartões postais de Curitiba, e tem previsão de ser inaugurado em 14 de maio (sexta-feira), às 17h, pelo prefeito e idealizador do projeto, Rafael Greca.

O Memorial Paranista João Turin conta com obras reunidas em uma exposição permanente, rica em informações sobre o artista, que se destacou principalmente como escultor, criando esculturas e baixos relevos sobre animais selvagens, povos indígenas e reproduções de momentos históricos.

Na parte externa, foi construído um jardim com 15 esculturas de bronze ampliadas. Duas delas ganharam proporções heroicas, como “Marumbi”, com quase 3 metros de altura e 700 quilos. Esta escultura representa com realismo a luta de duas onças e mostra porque João Turin também é lembrado como um dos mais importantes escultores animalistas do Brasil.

Outro destaque é uma Pietá em baixo relevo, gentilmente emprestada pela Família Lago, detentora dos direitos autorais de João Turin. Esta é uma obra de 1917, e o primeiro exemplar está na França, feito para a Igreja de Saint Martin, em Condé-sur-Noireau. É uma verdadeira relíquia, que resistiu aos bombardeios da Segunda Guerra Mundial.

Memorial Paranista João Turin no Parque São Lourenço (Foto: Maringas Maciel)

Turin 2
A iniciativa, que tem coordenação geral da Prefeitura de Curitiba, reuniu quase 100 obras de Turin graças a uma junção de esforços. Das 15 esculturas ampliadas, 12 foram compradas pela Prefeitura, e as outras 3 foram doadas pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), por meio da Lei Rouanet. 78 esculturas em tamanho original foram doadas pela Família Lago para o Governo do Estado do Paraná, que emprestou as obras à Prefeitura de Curitiba em regime de comodato.

Turin 3
A Família Lago também doou uma fundição elétrica e moderna ao memorial, substituindo uma antiga fundição existente no local, que estava obsoleta. “Isso vai propiciar aos novos artistas meios para fundir suas peças, estimulando e ajudando o desenvolvimento da arte escultórica paranaense. Acreditamos que seria o que João Turin gostaria de ver, pois ele mesmo teve imensa dificuldade em fundir suas peças à sua época, deixando muitas obras inéditas”, comenta Samuel Lago. O Memorial Paranista João Turin foi projetado por Guilherme Klock, arquiteto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

Turin 4
Em quase 50 anos de carreira, João Turin deixou mais de 400 obras. Há esculturas em locais públicos de municípios paranaenses, no Rio de Janeiro e até na França, onde o artista tem exposta uma Pietá, feita em 1917. Turin também está no acervo de arte do Vaticano. A escultura “Frade Lendo” foi entregue como presente do povo brasileiro para o Papa Francisco, em 2013, na primeira visita do pontífice ao Brasil. Nascido em 1878 em Morretes, no litoral do Paraná, João Turin veio ainda garoto para a capital Curitiba, iniciando seus estudos em artes, chegando a ser professor. Especializou-se em escultura na Bélgica. Retornou ao Brasil em 1922, trazendo comentários elogiosos da imprensa francesa. Foi premiado no salão de Belas Artes do Rio de Janeiro em 1944 e 1947. Faleceu em 1949.

Conto
Olha a novidade: pré-venda e lançamento no mês de maio do terceiro conto da série Mulheres e Canções, da escritora Luciana Klanovic, “Jura Secreta”. “A capa será revelada nos próximos dias enquanto isso vamos conhecer a protagonista: Alice Nogueira – capricorniana, curitibana, 22 anos de idade, bibliotecária, funcionária pública. Não acredita no amor”, diz a divulgação. Além de escritora, Klanovic é cantora e professora/pesquisadora universitária.

Streaming
A partir do dia 9 de junho, o serviço de streaming Disney+ contará com a série “Loki”, produzida pela Marvel Studios. Os novos episódios serão disponibilizados sempre às quartas-feiras. Além de Tom Hiddleston no papel principal, o elenco tem Owen Wilson, Gugu Mbatha-Raw, Sophia Di Martino, Wunmi Mosaku e Richard E. Grant.

Museus
O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) realiza entre 17 e 23 de maio a 19ª Semana Nacional de Museus. Esta edição propõe uma reflexão com o tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”. Os museus pertencentes ao Governo do Estado, coordenados pela Cosem (Coordenação do Sistema Estadual de Museus), vão participar ativamente da programação com videoconferências, debates e exposições virtuais.

Semana
No texto curatorial desta edição da Semana Nacional de Museus, o Ibram defende um compromisso criativo com o presente para imaginar e construir novos mundos a partir dos museus. “Os museus reimaginados e inseridos no futuro medirão suas conquistas à medida que forem relevantes para as pessoas, incluindo-as em sua diversidade, promovendo tecnologias sociais, contribuindo para novas formas de estar no mundo”, diz o texto.

Clube
A advogada e apresentadora Gabriela Prioli retorna em 2021 com Clube do Livro. Mas com um grande reforço: o professor, historiador e autor Leandro Karnal. Com a meta de estimular o prazer da leitura e disseminar o conhecimento, segundo o site PublishNews, a dupla selecionou oito livros sobre temas variados, como história, filosofia, política e relacionamento para serem discutidos com o público. O clube é totalmente online e aos alunos serão oferecidas aulas e lives, além de material didático para conduzir a leitura das obras numa conta exclusiva no Instagram.

Clube 2
As atividades do Clube do Livro começam em junho e as inscrições podem ser feitas neste link https://www.clubedolivropriolikarnal.com.br/. Entre os títulos escolhidos para as discussões estão “Humanidade”, de Rutger Bregman; “Fascismo à brasileira”, de Pedro Doria; “As grandes estratégias”, de John Lewis Gaddis, e “Novas formas de amar”, de Regina Navarro Lins.

Deixe um comentário