Paranaenses já fizeram 67 mil doações de sangue em 2017

O Dia Mundial do Doador de Sangue foi comemorado na última quarta-feira (14); mas o gesto de solidariedade tem de ser mantido o ano todo. Segundo o governo do Estado, até aqui os paranaenses já fizeram 67 mil doações de sangue; em 2016, o Hemepar coletou 175 mil bolsas de sangue.

Por meio do Hemepar, somos responsáveis pelo abastecimento de 86,7% do estoque de sangue da rede pública de saúde do Paraná para 384 hospitais entre públicos e filantrópicos, mas isso só é possível com a ajuda da população, diz o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, via assessoria.

De acordo com o diretor do Hemepar, Paulo Hatschbach, são necessárias de 14 a 15 mil bolsas de sangue mensalmente no Estado. Todo dia é um novo desafio. Precisamos de 700 a 800 bolsas de sangue diariamente no Paraná e a solidariedade de todos é essencial para cumprimos nossas metas.

Para se tornar um doador é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores de idade com autorização e presença do responsável legal); pesar acima de 50 quilos; estar descansado e bem alimentado; evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação; não estar gripado, com febre ou diarreia; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; estar em boas condições de saúde e apresentar um documento oficial com foto.

Em Guarapuava, o Hemocentro atende 19 municípios da 5ª Regional de Saúde (RS). Segundo a unidade, para atender a toda essa demanda há uma meta de 35 a 40 doadores por dia, e cerca de 600 bolsas de sangue por mês.
A principal necessidade do Hemocentro é por sangue tipo O+ e O-, que podem ser doados para pessoas de todos os outros tipos sanguíneos. Porém, todas as doações são bem-vindas.

Hemepar-Doação de Sangue.
Em 2016, o Hemepar coletou 175 mil bolsas de sangue (Ilustrativa/Arquivo/ANPr)

O Hemocentro Regional de Guarapuava atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h, e das 13h30 às 16h. O endereço é rua Afonso Botelho, 134, bairro Trianon. O telefone para contato é o (42) 3622-2819.

CAMPANHA
Reforçar a importância da doação, sensibilizar novos voluntários e fidelizar doadores existentes são os objetivos da Campanha Nacional de Doação de Sangue de 2017. Com o Slogan Doe Sangue regularmente e ajude a quem precisa, a campanha foi lançada nesta semana. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, participou da solenidade realizada no Hemocentro de Brasília (FHB).

Uma das prioridades do Ministério da Saúde é manter os estoques de sangue abastecidos. Uma doação pode beneficiar até quatro pessoas, destacou o ministro, nesta quarta-feira, durante sua participação no evento. Faremos uma ampla campanha para estimular a doação de sangue. O objetivo é mobilizar a sociedade e ampliar o número de doadores no Brasil, acrescentou Ricardo Barros.

No Brasil, cerca de 3,5 milhões de pessoas realizam transfusão de sangue. Ao todo, existem no país 27 hemocentros coordenadores e 500 serviços de coleta. Atualmente, 1,8% da população brasileira doa sangue. Embora o percentual fique dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS) – de pelo menos 1% da população – o Ministério da Saúde tem trabalhado para aumentar a taxa.

Texto: Assessorias
Foto (capa): Ilustrativa/Arquivo/Correio