Na Câmara, reitor destaca presença da Unicentro na comunidade

O serviço prestado pela Unicentro à comunidade foi um dos pontos de grande interesse da sessão ordinária da Câmara de Vereadores realizada na última segunda-feira (29). Isso porque o reitor da universidade, professor Aldo Nelson Bona, esteve lá a partir de um pedido de resposta oficializado pelo Gabinete da Reitoria.

A solicitação se deu após um episódio adverso no último dia 8, quando o ex-prefeito de Guarapuava, Vitor Hugo Burko, usou a palavra numa das sessões do legislativo municipal. Na ocasião, o político falou sobre algumas questões pontuais envolvendo o início das atividades da Unicentro no campus Cedeteg, e teceu duras críticas contra a instituição, afirmando que esta não é presente na sociedade guarapuavana.

Em um primeiro momento as palavras que ouvimos chocaram pela aspereza e pelas afirmações muito fortes de total ausência na comunidade, o que não condiz com a realidade. Mas logo percebemos como uma oportunidade de fazer a Unicentro mais conhecida, sem perder de forma alguma o respeito pelo ex-prefeito, sem deixar de reconhecer a importância que ele teve na criação do Cedeteg, comentou, logo no início de seu pronunciamento, o reitor.

CEDETEG
Bona, primeiramente, contextualizou os vereadores e a comunidade presente na sessão sobre como se deu a cessão da área do Cedeteg para a Unicentro, mostrando documentos que corroboraram sua fala. A partir de então, o reitor passou a falar da atuação da Universidade Estadual do Centro-Oeste junto à comunidade. A explanação passou por vários setores de atuação da Instituição, como os setores de saúde, ambiental, agrícola, social, e educacional.

Durante toda a sua fala, o reitor da Unicentro apresentou dados, números e exemplos que comprovaram a eficiência e a excelência do trabalho desenvolvido pela Universidade. A todo o momento ele fez questão de afirmar que a Unicentro gostaria de fazer ainda muito mais do que faz, e está sempre de portas abertas para quem puder ajudar a alcançar este objetivo.

34939004156_f297c57f9c_k
Reitor Aldo Nelson Bona

VEREADORES
Foram apresentados vários projetos de sucesso, como o Órtese e Prótese que, em 15 anos de atuação, já fez mais de 100 mil atendimentos. Outro projeto na área da saúde é o Ambulatório de Curativos e Feridas, que funciona desde 2009 e já fez mais de 11 mil curativos. Além disso, a Unicentro conta atualmente com seis médicos atendendo em hospitais da cidade através do Programa de Residência Médica da Instituição.

CIDADANIA
Outro setor em que a universidade atua diretamente é na Atenção à Cidadania. Mesmo sem ter um curso de Direito, o Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (Neddij), por exemplo, ofereceu serviços jurídicos a 2.845 crianças e adolescentes, somente no ano passado.

A atenção à Inovação e à Tecnologia também é uma área de grande interesse. Apenas o projeto de fabricação de álcool a partir de bebidas clandestinas e contrabandeadas apreendidas pela Receita Federal possibilitou, em 2016, a produção de 53 mil litros de álcool-gel e de álcool de limpeza, que são destinados a instituições públicas e hospitais, além de álcool combustível.

Texto/Fotos: Coorc, com edição