‘Estamos colhendo frutos’, diz secretária

Redação
Reportagem Local

As ações do município na área da saúde foram reconhecidas no 2º Fórum Nacional de Gestores Municipais de Saúde, entre os dias 14 e 17 de junho, no município de Gramado (RS). Na ocasião, a secretária Renata Araújo, representando Guarapuava, recebeu o prêmio Dr. Osvaldo Cruz, um dos mais importantes reconhecimentos para as cidades brasileiras na área.

A honraria foi entregue a 50 municípios, lembrando que totalizam no país mais de 5.570. Os critérios estipulados pela organização foram: projetos e as obras municipais na área da saúde; destaque nos meios de comunicação; Análise das medidas gerais de proteção à saúde da população (programas); índice de mortalidade infantil (redução de 30%, entre 2013 e 2014); e análise dos 15% da verba pública (percentual mínimo de investimento que os municípios devem fazer no setor). No primeiro quadrimestre, a administração aplicou 28%, apresentou Araújo.

Além disso, teve como método de pesquisa: fontes associadas à saúde pública em níveis municipal e estadual; páginas online abertas à saúde em níveis municipal e estadual; bem como principais meios de comunicação relacionados à repartição citada.

Acredito que estamos colhendo frutos de um trabalho iniciado com Dr. Stefan Negrão (ex-chefe da repartição). Este é um prêmio para Guarapuava, visto o apoio do prefeito Cesar Filho e demais secretarias, que nos dão todo o suporte. Toda a administração atua sob a premissa da unidade e sob o mesmo objetivo, avaliou Araújo. Dificuldades e problemas nós temos, mas esse reconhecimento provou que estamos no caminho certo, reforçou.

PROGRAMAS
Um dos programas bem conceituados é o Mamãe Guará. Prefeitura promove o acompanhamento, atendimento e monitoramento de todas as gestantes e bebês nascidos no município. Com diversas ações na área da saúde, o município conseguiu reduziu o alto índice de mortalidade infantil, um dos principais indicadores de desenvolvimento humano.

Outro destaque é o AMPDS, que é referência no atendimento à hanseníase em todo o país. O Ambulatório faz o diagnóstico, acompanhamento, reabilitação e avaliação dos pacientes acometidos por várias doenças, entre elas a hanseníase. Já o Ambulatório de Curativos Especiais visa atender qualquer tipo de trauma que necessite de cuidados especiais. A equipe responsável vai buscar o paciente em casa e o leva até o ambulatório. De acordo com informações da secretaria de Comunicação, o atendimento já registra 145 casos de traumas recuperados, além de outros 78 que estão em fase de tratamento. Um recorde para Guarapuava com uma marca de 97% de cura no tratamento de feridas.

Também foi citado o Melhor em Casa, programa do Governo Federal que objetiva proporcionar atendimento especializado. Profissionais – como médicos, enfermeiras, fisioterapeutas e nutricionistas – se deslocam até a casa dos pacientes para o tratamento pós-hospital. Importante frisar que tal ação libera um leito para o próximo atendimento, destacou Renata.