Diretor da Sanepar acompanha obras em Guarapuava

Em visita a Guarapuava, na manhã desta sexta-feira (23), o diretor-presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, conferiu os trabalhos na cidade. A companhia investe mais de R$ 41,9 milhões em obras de saneamento básico em Guarapuava. São recursos para ampliação da rede coletora de esgoto, construção de reservatório de água e ampliação da rede de tratamento e da captação de nova adutora de água bruta.

?A ideia é ter uma condição de tratamento de água não apenas para hoje, mas que essa estação possa atender o desenvolvimento futuro de Guarapuava?, disse Chaowiche. ?Representa uma segurança de 30 anos de conforto de abastecimento de água para a população de Guarapuava?.

Para o prefeito Cesar Silvestri Filho, o trabalho do governo Beto Richa nos últimos seis anos valeu por décadas de investimento para o maior município do terceiro planalto paranaense. ?Tivemos a grata resposta da Sanepar em fazer os investimentos necessários para assegurar a ampliação desse potencial de fornecimento, preparando Guarapuava para as próximas décadas?, destacando que se trata de água de qualidade, tratada, ?pronta para beber?.

Ele ainda informou que parte dos atuais recursos vai beneficiar regiões carentes da ?terra do lobo bravo?, como é o caso do Industrial/Xarquinho, Guaratu e São José. Inclusive, uma parceria com a Sanepar permitirá a chegada imediata da rede de esgoto para o Feroz II e o Jardim Aeroporto.

01
Diretor-presidente da Sanepar

Além do saneamento básico, esses dois bairros receberão, ainda este ano, obras de infraestrutura com pavimentação asfáltica. ?Com esgoto e asfalto, uma revolução na qualidade de vida dessas comunidades?, frisou o prefeito.

Sem contar o Boqueirão, a região com maior adensamento populacional de Guarapuava. Cesar Filho destaca que o local está em fase final de licitação para investimentos.

ÍNDICE
Na avaliação do prefeito e do diretor-presidente, Guarapuava está a caminho de ultrapassar o índice de 80% de saneamento. ?A média Brasil é de 40%. Ou seja, Guarapuava tem o dobro da média Brasil. É um dos melhores índices do país?, avaliou Chaowiche.

Segundo ele, o governo estadual investe anualmente R$ 1 bilhão no fornecimento de água para os paranaenses.

DSC_0570
Obras na estação da Sanepar, no bairro Santana

TRATAMENTO
Acompanhado do secretário de Justiça e Trabalho Artagão Junior e da deputada estadual Cristina Silvestri, Mounir Chaowiche visitou algumas das obras, entre elas, o novo sistema de captação de água, na estação da Sanepar no bairro Santana.

?Com previsão para término no início de janeiro, é uma obra que garantirá o aumento no tratamento da água, pois estamos ampliando a reservação?, afirmou, acrescentando que a intervenção é uma forma de prevenção a eventuais imprevistos, como é o caso das crises hídricas. ?É para que Guarapuava não experimente uma condição de racionamento?.

Em números, o reservatório em construção aumenta em 50% a capacidade do sistema, com mais 4 mil litros. E, em outras regiões, mais reservatórios serão reforçados.

Texto/Fotos: Cristiano Martinez