Cesar Filho afirma que região contemplada com Cense receberá investimentos em infraestrutura

A instalação do Cense representará um ganho para região, pois vai induzir a instalação de infraestrutura que a região não possui. As palavras são do prefeito Cesar Filho, que integrou comitiva responsável pela visita em terrenos que podem receber as obras. Todos os apresentados se localizam no Alto Cascavel.

DSC_0997

A área deve cumprir alguns critérios para abrigar a estrutura, como a oferta de serviço de transporte coletivo, saneamento básico e rede de iluminação. Caso contemplada, a região citada, por exemplo, ganhará recursos para a implantação de rede coletora de esgoto.
Está é uma demanda antiga e muito reivindicada pela população. Inclusive, o benefício não está no atual plano de implantação de esgotos. Nossa preocupação é tamanha que o gerente da Sanepar (João Edson) está presente. Fiz questão de que viesse, para que antecipemos os estudos, explicou Filho.

Se um terreno for aprovado na região, prefeito Cesar Filho, secretário de Justiça, Artagão Jr, e a deputada Cristina Silvestri pretendem agendar encontro com o governador Beto Richa, no intuito de solicitarem prioridade nessa questão. Trará o benefício a todos os moradores do Alto Cascavel. Tenho certeza que o governador será sensível e nos disponibilizarão investimentos adicionais. Cense será um ganho, pois vem toda uma estrutura de segurança, aumento nas vagas de emprego e melhora sistema de transporte público. Estes são alguns exemplos, finalizou.

DSC_1001

AVALIAÇÃO
O Cense abriga adolescentes em conflito com a Lei, que cometeram atos infracionais graves, como tráfico de drogas, latrocínio e estupro. Segundo a juíza da Vara da Infância e Juventude de Guarapuava, Rafaela Zarpelon, desde o início do ano foram dezenas de adolescentes liberados por não ter vagas disponíveis.

Para Cristina Silvestri, a construção poderá reduzir os números de violência e também auxiliar mais famílias na cidade. O Centro irá trabalhar com as famílias destes menores, aumentando a chance de recuperação e sua reinserção na sociedade. Além disso, eles ficarão perto da família, fator decisivo para a recuperação, disse.

O promotor de justiça da Vara da Infância e Juventude de Guarapuava, Fellipe Gehr, ressalta ser um equívoco taxarem a estrutura enquanto unidade prisional para adolescentes. O conceito é totalmente diferente, pois há uma equipe multidisciplinar que desenvolve todo o trabalho de recuperação. Esta é formada por psicólogos, educadores, médicos e outros profissionais, que desenvolvem consultas e atividades junto aos adolescentes, destacou Gehr. O Centro de Socioeducação não traz insegurança. Muito pelo contrário, as verdadeiras causas são os adolescentes não terem vagas e retornarem as ruas, sem essa possibilidade de recuperação, reforçou.

DSC_1010

O promotor Gehr explica que os representantes da Vara citada realizam a fiscalização, através de visitas periódicas, na qual são analisadas questões relacionadas ao bem-estar do jovem, bem como ações da equipe técnica presentes. Existe tanto a preocupação com o adolescente, objetivando seu retorno, quanto junto à família, para recebê-lo em uma ambiente mais saudável.

Leia Mais: Com a demonstração da vontade de todos os presentes, as etapas serão superadas rapidamente, diz secretário