Vereador João Carlos Gonçalves, o João Napoleão, morre aos 55 anos
Ex-presidente da Câmara de Vereadores, Napoleão ocupava a vice-presidência da Casa de Leis
Morreu neste domingo (5), aos 55 anos, o vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Guarapuava, João Carlos Gonçalves, o João Napoleão. Ele estava internado no Hospital São Vicente de Paulo.
João Napoleão era pai de três filhos e atuou como vereador em Guarapuava por 19 anos. Durante uma década presidiu a Câmara de Vereadores (2012 – 2022), sendo o primeiro negro a ocupar o cargo.
O velório já iniciou na Câmara e o enterro, de acordo com a Diretoria de Comunicação da Casa, está previsto para hoje, às 17h, no Cemitério Continental, Bairro Boqueirão.
LEGADO
João assumiu o primeiro mandato em 2005 e, desde então, obteve mais de 60 leis ratificadas. O vereador também mostrou comprometimento ao defender a devolução à Administração Municipal de sobras do orçamento do Legislativo para aplicação em projetos que beneficiassem a população.
Em 2009, intermediou a doação do terreno onde está instalado o Hospital do Câncer de Guarapuava e, entre 2017 e 2022, os recursos foram destinados à construção desse hospital, num montante de mais de R$ 30 milhões.
Além de promover mudanças internas e organizacionais durante seus mandatos na presidência, o político liderou debates públicos sobre investimentos no crescimento da cidade, como a instalação da UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, o Hospital Regional, o curso de Medicina gratuito na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), e a construção do Hospital do Câncer.
***Secom/Pref. de Guarapuava, com edição