UTFPR aprova curso de Arquitetura e Urbanismo noturno em Guarapuava

Prestes a completar 15 anos, o Campus Guarapuava da UTFPR terá um novo curso: Arquitetura e Urbanismo. O Conselho de Graduação e Educação Profissional (COGEP) aprovou nesta quinta-feira (9) a abertura da nova graduação com 25 vagas por ano e aulas noturnas no primeiro curso público da região Centro-Oeste do Paraná. As aulas começam já no primeiro semestre de 2026 com oferta no Sisu no início do ano. O Campus recebeu cinco vagas docentes que possibilitaram a abertura de concurso e o investimento de R$ 4 milhões no Bloco G que receberá as aulas e laboratórios do curso.

“Essa é uma conquista para toda a comunidade e região, teremos o primeiro curso público do Centro-Oeste do Paraná e vamos chegar aos 15 anos do campus com cinco cursos de graduação e um mestrado. O curso será público, gratuito e democrático, com aulas à noite e em um novo bloco que já está em obras”, destacou o diretor do campus Guarapuava da UTFPR, Marcelo Henrique Granza.

A baixa oferta de profissionais da Arquitetura e Urbanismo na região administrativa de Guarapuava foi o que motivou o campus a correr atrás da expansão. “Os dados do CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo, apresentados em um levantamento feito no ano de 2022, apontavam que a região Centro-Oeste do estado era a que possuía o menor número de registro de profissionais arquitetos e urbanistas em atividade, um total de 598 profissionais”, informou Marcelo Granza.

Segundo os dados do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, Pato Branco, no Sudoeste do estado, tinha 822 profissionais ativos. Regiões como as de Londrina, de Maringá e de Cascavel, possuíam em média 2.500 profissionais cada e a de Curitiba, 7.063, no levantamento feito pelo órgão de classe.

Luta junto ao MEC viabilizou o curso

A luta pelo curso de Arquitetura e Urbanismo começou ainda em 2023 com as articulações do diretor do campus Marcelo Granza e do deputado federal Zeca Dirceu (PT). O anúncio das vagas foi realizado esse ano pelo deputado com a autorização por parte do Ministério da Educação (MEC) de criação de cinco (5) novas vagas para contratação de professores da área.

Zeca Dirceu realizou uma série de audiências na Secretaria de Educação Superior (SESU) e na Diretoria de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior (Difes) do MEC, em Brasília, para tratar da demanda. As vagas foram confirmadas na portaria do MEC nº 365/2025, publicada no dia 7 de maio em Diário Oficial da União.

“Há dois anos, desde 2023, temos batido na porta do MEC com esse projeto especificamente debaixo do braço, pleiteando os ‘códigos de vaga’, por saber da importância da expansão e do desenvolvimento que a UTFPR irradia para a região, com a formação de profissionais de excelência no Paraná. Esse será um curso democrático, público, gratuito e noturno”, acrescentou Zeca.