Termômetros ultrapassam marca de 30º C em Guarapuava, neste domingo (12)

No ponteiro do relógio, são quase 10h da manhã deste domingo (12) e os termômetros marcam 30,6º C, conforme consulta do CORREIO ao Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Isso porque a previsão inicial era de 30º C na chamada Capital da Cevada e do Malte.

No céu, nenhum sinal de nuvem. A possibilidade de chover é zero, segundo a estimativa do Simepar. É um cenário bem diferente de alguns dias atrás, em outubro, quando boa parte do Paraná, incluindo Guarapuava e Pitanga, foram tomadas por chuvas em excesso.

“O tempo apresenta-se estável no estado. Com poucas nuvens a céu claro predominando, logo a partir do amanhecer, a tendência é de um aquecimento rápido desde as primeiras horas do dia”, escreveu o meteorologista Fernando Mendonça Mendes ao site do Simepar, às 6h deste domingo.

Na tarde deste sábado (11), a temperatura média bateu os 32º C em Guarapuava (com sensação térmica de mesma graduação), na hora mais quente do dia, que foi às 14h.

No entanto, é o Noroeste do Paraná que tem sofrido mais com as altas temperaturas deste fim de semana. Para hoje, estimativa de 40º C naquela região.

Para segunda-feira (13), o calor deve persistir no Paraná. “O tempo fica abafado, mas, diferentemente do final de semana, teremos aumento da instabilidade a partir desta segunda-feira na maioria das regiões do estado”, diz o instituto, detalhando que uma frente fria evolui pelo oceano, na altura da Região Sul, alinhada a um fluxo de umidade e calor sobre essas regiões.

“Com isso, pancadas de chuva com trovoadas são previstas, principalmente a partir da tarde, com risco mais elevado de tempestades nas áreas mais próximas da divisa com Santa Catarina e de fronteira com os países vizinhos”.