Secretaria de Saúde vacina guarapuavanos em domicílio

Por meio das equipes das UBS pacientes que não podem se deslocar até a Unidade de Saúde, estão recebendo doses do imunizante contra a Influenza (gripe) em casa

Com o principal objetivo de imunizar o maior número de pessoas do município, principalmente os pacientes de risco, a prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), e das equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão realizando a aplicação de vacina contra a Influenza (gripe) em domicílio em pacientes que não podem se deslocar até a Unidade de Saúde. 

“O intuito desta ação é garantir acesso à vacina a todas as pessoas independente da sua condição. E isso, só é possível quando conseguimos a descentralização das ações de saúde pública, que estão preconizadas pelo SUS para chegar cada vez mais perto ao usuário. Precisamos garantir que essas pessoas estejam imunizadas, protegidas contra a influenza para que elas não desenvolvam nenhum quadro que necessite de internamento, e que tenha que sair do conforto da sua residência. Então, as equipes já estão sensibilizadas para esse processo”, destacou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

Esta ação é realizada todo ano em Guarapuava, e em 2023, está ocorrendo desde o início da Campanha, que iniciou no dia 28 de março. Pessoas com dificuldade de locomoção, acamadas ou com deficiência (PcD) estão recebendo as equipes de saúde em casa para receber a dose do imunizante. Até o momento, mais de 600 doses já foram aplicadas em domicílio pelas equipes de saúde. 

“Nós somos muito bem recebidos pelos pacientes em suas residências, porém o nosso grande desafio atualmente é trabalhar contra as ‘fake news’. A população ainda tem medo de vacinar por conta das noticias falsas que foram propagadas nos últimos tempos sobre a vacinação. Então, ainda temos que driblar esses obstáculos e realizar também um trabalho de conscientização sobre a importância de manter as vacinas em dia”, contou o técnico de enfermagem da UBS Santana, que realiza a vacinação em domicilio, Gean Carlos dos Santos.

“As equipes das Unidades de Saúde, geralmente já possuem a relação dos pacientes que precisam deste serviço, porém pedimos aos familiares dos pacientes que ainda não foram imunizados e não conseguem ir até a unidade, para que procure a UBS mais próxima e solicite o deslocamento das equipes”, finalizou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Guarapuava, Marlene Terezinha Borecki. 

Por fim, é importante ressaltar que além deste serviço realizado, a vacina contra a Influenza também está disponível para os demais grupos diretamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Cisgap.

*Secom Guarapuava

Deixe um comentário