Secretaria de Obras de Guarapuava trabalha na recuperação de estradas e pontes da área rural danificadas pelas fortes chuvas

Entre elas estão melhorias na Estrada do Baú, desvio na PR-540 em Entre Rios e a recuperação de pontos críticos na Estrada do Santo Antônio

A Secretaria de Obras de Guarapuava tem realizado, desde a última semana, um trabalho de recuperação de estradas e pontes na área rural do município, que foram danificadas pelas intensas chuvas recentes. 

As fortes chuvas que atingiram a região causaram danos na área rural do município, tornando muitas estradas intransitáveis. Entre elas, destaca-se a Estrada do Santo Antônio, que sofreu sérios estragos, deixando os moradores isolados e enfrentando dificuldades de acesso na estrada.

Para lidar com a situação, a Secretaria de Obras de Guarapuava mobilizou uma equipe de trabalho para recuperar as estradas e pontes afetadas. O processo de recuperação, no caso da Estrada do Santo Antônio, envolveu etapas como a remoção do barro acumulado nas vias, a abertura de valetas e bueiros para direcionar as águas pluviais, a colocação de rachão (pedras) para fortalecer as bases e, por fim, a compactação da via com o uso de rolos.

Jacqueline Satiko Tsuji, secretária de Obras de Guarapuava, enfatizou o comprometimento da equipe para atender às necessidades dos moradores o mais rapidamente possível.

“Nós estávamos estudando o local antes das chuvas. Já tínhamos feito visitas. Quando recebemos as fotos e os pedidos do pessoal do entorno, enviamos prontamente as máquinas. Ainda não terminamos completamente o serviço, mas estamos procurando atender a todos os pedidos com a maior urgência possível. Temos visto a demanda por intervenção aumentar conforme a água foi baixando em muitos pontos das estradas rurais. Estamos empenhados em solucionar os danos causados pelo grande acúmulo de chuvas que foi registrado em nossa cidade”, pontuou.

Morador do local, o empresário Irineu Muzeka utiliza a estrada quase diariamente. Para ele, a rápida ação de recuperação foi fundamental. Muzeka também acrescentou que a comunidade local precisa tomar consciência do que fazer ou não com a estrada.

“A estrada é muito estreita, e tem cercamento muito perto dela. Peço a colaboração de todos, que compreendam isso. Precisamos nos conscientizar, nos ajudar, para que isso não ocorra novamente. Agora com as obras já está até passando veículo, vai melhorar”, destaca.

Além da Estrada do Santo Antônio, outras vias rurais também receberam melhorias. Nesta segunda-feira (6), a Secretaria de Obras trabalhou nas seguintes estradas:

– Melhorias na Estrada do Baú – Palmerinha

– Melhorias na estrada que liga a BR-277 até o Guabiroba

– Desvio da estrada do Guabiroba até a ponte de captação da Sanepar

– Criação de uma estrada da ponte de captação de água até o Jordão

– Desvio da estrada PR-540 em Entre Rios

– Pontos críticos nas estradas do Banhados e Barreiros

– Estrada do Mato Dentro – Guairacá

– Pontos críticos na Estrada do Santo Antônio

Assim que os trabalhos forem sendo finalizados, as equipes serão direcionadas aos outros pontos que precisam de melhorias.

Conforme a Secretaria de Obras, os trabalhos de monitoramento no interior do município continuam. Caso haja imprevistos, serão tomadas as medidas necessárias para garantir que as estradas e pontes estejam em boas condições de uso, permitindo que os cidadãos se desloquem com segurança. 

“Temos uma extensão de estradas rurais grande, e muitas delas que precisam de intervenção após as chuvas. Estamos empenhados em resolver, o quanto antes, a situação. Neste momento, trabalhamos nos pontos que estão mais prejudicados, após isso seguiremos para os demais trechos”, finalizou Jacqueline.