Secretaria de Educação celebra o encerramento do ano letivo com diretores e pedagogos da rede municipal

Equipes gestoras das unidades de ensino participaram de uma tarde que finalizou os encontros de assessoria pedagógica

Encerrando o ano letivo em clima de festa, na tarde desta terça-feira (12), a Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou o último encontro de diretores e pedagogos de 2023. Mais de 200 profissionais da educação estiveram reunidos no Espaço Fiori Eventos para celebrar o trabalho pedagógico realizado ao longo do ano.

A cerimônia marcou o encerramento dos encontros de alinhamento, planejamento e desenvolvimento das ações com equipes gestoras de cada unidade de ensino. O momento foi uma retrospectiva das principais atividades da educação guarapuavana.

“Sabemos que ainda há muito a ser feito em todas as unidades, mas estamos comprometidos com a missão de garantir a todos os alunos o direito à educação de qualidade. Então começamos com as equipes gestoras que estão à frente de cada escola, de cada CMEI, porque juntos podemos debater as principais questões. Acredito que esse encerramento é um momento importante para agradecer a todas as diretoras e pedagogas por sua dedicação e compromisso com a educação da nossa cidade“, sublinhou o secretário de Educação, Pablo de Almeida.

Ao longo do ano foram sete encontros presenciais. Além disso, as equipes gestoras contaram com reuniões de forma personalizada, em menor grupo, e atendimento de assessoria pedagógica diretamente nas unidades de ensino.

“As equipes gestoras são responsáveis por liderar as escolas e garantir a qualidade do ensino. Elas são o elo entre a Secretaria de Educação e as unidades de ensino, e desempenham um papel fundamental na implementação das políticas educacionais. Ao longo do ano, as equipes gestoras trabalharam para garantir que os projetos desenvolvidos pela Secretaria de Educação fossem postos em prática. Elas organizaram eventos, coordenaram atividades e motivaram os professores e alunos. O sucesso desses projetos é resultado do trabalho árduo e do comprometimento das equipes gestoras. Elas são merecedoras de todo o nosso agradecimento”, declarou a diretora do departamento de educação básica, Ana Paula Werzel da Rocha.

“É um momento de agradecimento para as equipes gestoras que foram parceiras da Secretaria de Educação e souberam dar todos os encaminhamentos dentro das unidades dos projetos desenvolvidos ao longo do ano. É um dia de festa, um dia de comemoração e também de reconhecimento por aqueles que dão o seu melhor dentro das unidades de ensino, porque sem eles, obviamente, a educação de Guarapuava não seria essa excelência que é hoje”, ressaltou a assessora pedagógica da SME, Débora Voitena.

Os profissionais desfrutaram de um café da tarde e apresentações culturais. O grupo polonês Serce Polskie, e o CTG Fogo de Chão participaram se apresentaram. Além disso, a SME realizou sorteios de brindes e brincadeiras que animaram a tarde.

“Eu achei o dia diferente. Algo proporcionado para comemorar esse ano que foi incrível, muitas alegrias, muitos desafios e muito aprendizado. Então, comemorar é essencial para este momento e está sendo muito divertido e alegre, como sempre. Se eu pudesse resumir em uma palavra os encontros ao longo do ano, eu diria ‘aprendizado’. Muito aprendizado e carregamos isso. No decorrer do ano tivemos alguns encontros que pudemos, nós gestores, pensar um pouco mais na forma de estar nas nossas unidades, de agir com a nossa equipe para poder justamente auxiliar e oferecer um serviço de qualidade para nossos alunos e ensiná-los com muito amor, muito carinho e com certeza veio agregar positivamente”, relatou a diretora da Escola Municipal São Pedro, Edicleia Serbai Antoniucci.

“Essa parada que a gente dá ao longo do tempo é muito importante para revermos os conceitos e descansar. É primordial sair um pouco da nossa rotina e com gás, começar a última semana e deixar tudo zerado para o ano que vem. Ao longo do ano, ter esses encontros é necessário, porque se faz pertinente para tirarmos as dúvidas e nos abastecer ao longo do trimestre”, contou a pedagoga na Escola Municipal Francisco Peixoto Lacerda Werneck, Carla da Aparecida Fernandes.