Mais de dois mil alunos participam de aulas em tempo integral em Guarapuava
A partir desta segunda-feira (23), a Escola Municipal Dalila Haenisch Teixeira e os CMEIs Guarapuava e Morro Alto entraram na lista de unidades que ofertam aulas com a carga horária ampliada
Mais de dois mil alunos frequentam as aulas de ensino integral em Guarapuava. Ao todo, 23 unidades de ensino municipais passam a ter aulas com a carga horária ampliada. A iniciativa é uma das estratégias para implantar, de forma progressiva, o atendimento em tempo integral no município. Além disso, a ampliação da jornada escolar deve contribuir com o rendimento escolar dos alunos e o desenvolvimento financeiro das famílias.
“Essa é mais uma grande notícia para a comunidade escolar. O ensino integral possibilita aos alunos um maior aproveitamento do ambiente escolar, com oficinas e atividades que contribuem para o desenvolvimento pleno deles. Além disso, os pais e responsáveis têm tranquilidade para os afazeres diários, pois sabem que seus filhos estão seguros”, destacou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.
Para o secretário de Educação, Pablo de Almeida, o ensino integral contribui não apenas com o aluno, mas para a comunidade como um todo.
“O atendimento integral dos alunos contribui amplamente a comunidade como um todo, uma vez que quando a criança fica o dia inteiro na escola, os responsáveis têm a certeza que a criança está sendo bem atendida e bem assistida, tendo a possibilidade de ampliar o desenvolvimento de aprendizagem, enquanto os pais, durante este intervalo de tempo, podem ter a oportunidade de se lançar ao mercado de trabalho“, sublinhou o secretário de Educação, Pablo de Almeida.
“Eu estou gostando muito desta escola, porque eu nunca tinha tido essas aulas, mas eu estou gostando muito. Hoje, a gente aprendeu muitas coisas novas, como o quiz do quadradinho, então está sendo muito legal. Eu estou gostando muito de ter aula integral”, contou a aluna da Escola Municipal Dalila Haenisch Teixeira, Ana Clara Batista, de oito anos.
Novas unidades em tempo integral
A partir desta segunda-feira (23), a Escola Municipal Dalila Haenisch Teixeira e os CMEIs Morro Alto e Guarapuava passaram a ofertar aulas em período integral para os alunos.
“Todas as atividades realizadas na educação em tempo integral têm em vista o pleno desenvolvimento das capacidades cognitivas da criança. E as atividades lúdicas têm um papel importante para a capacitação, a memorização e o enriquecimento do processo de ensino aprendizagem. Em turmas de período integral, as crianças passam mais tempo em contato com outras crianças, o que promove uma maior interação entre elas e o aprendizado”, mencionaram as assessoras da educação infantil na SME, Elaine de Abreu e Patrícia Nascimento.
Duas vezes na semana, os alunos da Escola Dalila terão a possibilidade de participar de seis oficinas. Dentre elas: oficina de Arte, Língua Portuguesa, Matemática, Robótica, Introdução a Informática e Recreação.
Segundo a assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME), Débora Voitena, a integralização da escola Dalila levou em consideração a condição socioeconômica da comunidade ao entorno da escola.
“Uma criança que permanece mais tempo na escola apresenta melhores resultados, nós temos evidenciado isso através das outras unidades neste momento pós pandemia, percebemos que os alunos que estão sendo atendidos em tempo integral tiveram condições de recompor a aprendizagem em tempo menor do que as crianças que permanecem apenas quatro horas na escola. Entendemos que a integralização de escolas com o perfil e características da escola Dalila, é o que trouxe este incentivo para tornar a escola uma unidade em período integral. A ideia é verificarmos as escolas que têm condições de ampliar o atendimento para os alunos”, referiu Débora.
O ensino integral tem horário de entrada das 8h às 8h30min e saída a partir das 16h30min até às 17h. De acordo com a diretora do CMEI Guarapuava, Bruna Argenta, os pais e responsáveis tiveram uma grande aceitação após essa troca de informações diárias.
“Nesse primeiro momento mostramos para os pais a importância e as principais vantagens do ensino integral. Colocamos a eles como irá funcionar a rotina das crianças na Unidade, com relação às atividades pedagógicas, alimentação e higiene. Em todos os momentos explicamos que seremos totalmente flexíveis, respeitando o tempo de cada criança nesse novo processo. Hoje, dia 23 de outubro, tivemos o primeiro dia integral e pudemos observar que foi bem satisfatório, tanto da parte dos pais, quanto dos nossos alunos, que já mostraram muita alegria hoje pela manhã na chegada ao CMEI”, finalizou a diretora.
Unidades em período integral em Guarapuava
São cinco unidades de ensino fundamental, sendo as escolas: Dalila Haenisch Teixeira, Iná Ribas Carli, Professor Maack, Professora Elcidia de Santa Maria Pereira e Lídia Scheidt Curi.
Já entre os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), estão: Alegria do Saber, Anastacia Ivanski, Bonsucesso, Elza Carollo Silvestri, Emília Dominico, Helena Valente Hyczy Pfuetzenreuter, Izabel de Oliveira Pacheco, João Paulo II, Jocemara Teixeira Araújo, Professora Julita Julia de Santa Maria Pereira, Professora Noemia Hauagge, Otacília Rodrigues, Retiro Feliz, Xarquinho, Morro Alto e Guarapuava.