Mais de 15 mil pessoas foram atendidas pela saúde de Guarapuava durante o recesso de fim de ano

Diversos procedimentos foram oferecidos à população, garantindo atendimento humanizado e de qualidade

Durante o último recesso de fim de ano, que compreende o período de 23 de dezembro de 2023 a 7 de janeiro de 2024, a Secretaria de Saúde de Guarapuava manteve os cuidados com a população, oferecendo os serviços de atendimento em diversos setores no município.

As consultas médicas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Batel e na Urgência do bairro Primavera, somaram 15.378 atendimentos durante este período. Um total de 9.960 serviços foram prestados, contabilizando 4.166 exames realizados no Laboratório Municipal, 2.704 exames de Raio-X, 2.623 pacientes em observação, 310 consultas ortopédicas e 157 internamentos.

“Durante esses dias em que a prefeitura esteve em recesso, a Secretaria de Saúde também manteve o atendimento virtual da SARA. A população não ficou desassistida, e ninguém ficou sem atendimento. Houve uma grande relevância. Foram vários internamentos e pacientes que ficaram em observação nas nossas unidades de pronto atendimento até a melhora de seus sintomas”, disse a secretária de Saúde do município, Chayane Andrade Ceroni.

No Departamento de Atenção à Saúde não foi diferente. No Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), 515 pacientes foram atendidos e mais de mil procedimentos foram realizados. Já na Farmácia Escola, ocorreram 205 atendimentos e mais de 23 mil entregas entre comprimidos e demais suprimentos farmacêuticos. A rede de Atenção Domiciliar também obteve um resultado positivo, somando 744 atendimentos realizados no período de recesso.

O transporte sanitário, que é destinado ao deslocamento programado de pessoas para realizar procedimentos de caráter eletivo, regulados e agendados, sem urgência, em situações programadas, no próprio município de residência ou em outro município nas regiões de saúde de referência, obteve o total de 962 atendimentos, sendo 557 somente no setor de ambulâncias.

O Centro de Saúde da Mulher também continuou seus atendimentos oferecendo serviços de qualidade para as guarapuavanas. Um total de 363 procedimentos foram realizados pelo Centro nos quinze dias de recesso. São eles: 40 consultas obstétricas, 16 consultas em ginecologia, 19 ecografias obstétricas, 103 visitas do Programa Mamãe Guará, 30 administrações de contraceptivos, duas inserções de LARCs (contraceptivos reversíveis de longa duração), 20 monitoramentos das gestantes internadas e atendidas nas Urgências (gestante em vulnerabilidade social) e 133 mulheres realizaram seu primeiro atendimento no Centro de Saúde da Mulher durante o recesso.

Os números mostram a eficiência do trabalho da saúde em Guarapuava. De acordo com a secretária da Pasta, a meta é evoluir para que cada vez mais pessoas tenham acesso aos serviços oferecidos no município.

“O serviço de saúde e a Secretaria de Saúde não param. Estamos tentando sempre fazer o melhor para a população, possibilitando o  acesso à saúde para as pessoas de Guarapuava”, concluiu a secretária.