Guarapuava deu um passo importante nesta segunda-feira (26), com a realização do Café da Manhã Conectando Mundos, que marcou o lançamento oficial da unidade da Câmara de Comércio Brasil–China (CCBRC) em Guarapuava.
O evento aconteceu no Cilla Tech Park e reuniu representantes de indústrias e empresas, além de lideranças locais e regionais, como secretários municipais e prefeitos, fortalecendo o diálogo entre o setor produtivo e o poder público.
O encontro teve início com recepção e café da manhã, promovendo um ambiente favorável ao networking e à troca de experiências entre os participantes. Na abertura, foi destacada a importância do momento para o fortalecimento das relações institucionais, comerciais e tecnológicas entre Guarapuava, o Paraná, o Brasil e a China, bem como o papel estratégico do município nesse contexto.
Durante a apresentação institucional da Câmara de Comércio Brasil–China, o Diretor Nacional de Indústria, Energia e Tecnologia da CCBRC, Lucas Giovani Sebben, destacou a atuação da entidade, fundada há 32 anos, como elo entre empresas e instituições brasileiras e chinesas.
“A missão principal da Câmara é conectar o Brasil à China e a China ao Brasil, sempre buscando extrair o melhor dos dois mundos. Aquilo que temos vocação para desenvolver aqui pode ser levado para fora, e aquilo que ainda temos dificuldade de resolver, conseguimos acessar em um país que está na vanguarda tecnológica, seja na saúde, na produção industrial, na robotização ou na inteligência artificial”, afirmou.
Segundo Lucas Sebben, a presença da CCBRC em Guarapuava é especialmente relevante por estar inserida em um ambiente de inovação. “Essa atuação dialoga diretamente com os parques tecnológicos brasileiros, em especial o Cilla Tech Park, que está localizado no centro do Estado do Paraná e tem potencial para impactar não apenas Guarapuava, mas toda a região”, ressaltou.
O Coordenador do Escritório da CCBRC em Guarapuava, Delano Brun, reforçou a expectativa de geração de oportunidades concretas para o município e o entorno. “A proposta da Câmara em Guarapuava é criar boas oportunidades para a cidade e para a região, aproximando empresas locais de um mercado global estratégico”, destacou.

O evento contou ainda com a participação da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP). O analista de Relações Internacionais Eduardo Godoy Ribas apresentou o programa Paraná4Business, iniciativa voltada à internacionalização de empresas paranaenses e à atração de investimentos.
Representando o Cilla Tech Park, o presidente Vilso Dubena ressaltou a importância da parceria com a CCBRC para o fortalecimento do ecossistema regional. “Essa cooperação permite aproximar empresas de todos os portes das oportunidades de importação, exportação e negócios com a China, oferecendo mais segurança, orientação e acesso a novos mercados. Isso vai gerar resultados importantes, especialmente para as pequenas empresas, que são as maiores beneficiadas”, afirmou.
Um dos momentos mais simbólicos do encontro foi a abertura da sala da CCBRC Guarapuava, na sede administrativa do Cilla Tech Park oficializando a presença da entidade no município.
O evento foi encerrado com um momento de networking, fortalecendo conexões institucionais e empresariais e abrindo caminho para futuras parcerias e iniciativas conjuntas.
Com a instalação da CCBRC em Guarapuava, o município amplia sua inserção nas relações comerciais e tecnológicas entre Brasil e China, consolidando o Cilla Tech Park como um ambiente de inovação, internacionalização e desenvolvimento regional.