Com obras em todos os cantos, prefeitura conclui o ano garantindo infraestrutura e qualidade de vida aos guarapuavanos
Além das grandes obras entregues, um dos destaques de 2023 é o avanço na construção da Avenida Beira Rio, um marco em se tratando de modernidade e urbanização do município
Buscando construir uma cidade com maior qualidade de vida, a prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, realizou em 2023 centenas de reparaos, construções e revitalizações no município. Além de ser um ano marcado pela realização de diversas obras de grande porte, 2023 também se destacou pela conquista de novos projetos que já estão em execução.
Entre as principais obras realizadas estão a pavimentação asfáltica do bairro Jardim Nova Esperança e o Viaduto da Avenida Aragão de Mattos Leão.
No bairro Jardim Nova Esperança, no distrito de Entre Rios, foram realizadas obras de pavimentação, drenagem, instalação de meio-fio e sinalização das vias. Todas com o objetivo de proporcionar maior segurança e qualidade de vida aos moradores da região.
Cleide Gabriele é moradora do bairro e relatou como a obra modificou seu dia a dia.
“Essas obras feitas aqui no bairro melhoraram muito a vida de todos os moradores. A questão de alagamento principalmente aqui do lado de casa, não existe mais. Tínhamos muitos vizinhos que precisavam sair das casa quando chovia e agora isto não ocorre porque foram construídos bueiros aqui em frente. Além disso, a sinalização ajudou a evitar muitos acidentes, principalmente com as crianças que brincam na rua. Sem falar no asfalto, que antes quando não tinha, nossas casas viviam cheias de poeira e as crianças sempre estavam com alergia por causa do pó. Eu fico muito contente com tudo que foi feito e que ainda estão fazendo aqui no nosso bairro”, comentou a moradora.
A pavimentação realizada nas ruas Amazonas, Francisco Aramis Corrêa, Bento José Rodrigues, Pedro Paulo de Moraes e Maria Gomes de Carvalho, são parte do programa municipal “Asfalto na Porta de Casa”.
“Fico muito feliz em ver que as obras feitas no Bairro Jardim Nova Esperança ajudaram a melhorar a vida dos moradores. Nosso objetivo é e sempre será trazer maior dignidade e qualidade de vida para os guarapuavanos. Juntos, estamos moldando um futuro melhor para cada cidadão”, observou o prefeito Celso Góes.
O secretário de Planejamento e Urbanismo, Paulo Dirceu Rosa de Souza, comentou sobre as demais obras realizadas no bairro.
“O Bairro Jardim Nova Esperança passou por uma total transformação. Nós, em conjunto com a Secretaria de Obras e a SURG (Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava), executamos o desassoreamento dos rios. Realizamos a pavimentação do que era chamado antigamente do beco com um asfalto de qualidade. Com isso, temos a certeza de que melhorou muito a vida das pessoas. Vale lembrar que não fizemos apenas o asfalto, mas deixamos o local completamente sinalizado e identificado. Construímos aida, uma galeria para que as águas tivessem o destino indicado em projeto”, completou Paulo Dirceu.
Além do distrito de Entre Rios, os moradores da região central de Guarapuava também viram de perto as mudanças realizadas no município.
A construção do viaduto sobre a Avenida Aragão de Mattos Leão merece destaque. A obra beneficiou não somente moradores do Bairro dos Estados, mas também os demais guarapuavanos que utilizam o trecho para ter acesso às suas residências e às rodovias BR 277 e PR 170.
“Essa obra era muito esperada, principalmente para que melhorasse o trânsito. Além disso, essa área ao lado deixou o Bairro mais bonito, com árvores, gramado e um espaço que a gente senta ali no fim de semana e aproveita junto com as crianças que ficam brincando. É algo que valoriza nosso bairro e que vai durar por muito tempo”, relatou a moradora do bairro dos Estados, Edineia Kenhesk.
O antigo viaduto sobre a linha férrea na Avenida Aragão de Mattos Leão foi interditado depois de estudos realizados pela empresa Rezende & Roman Projetos e Construções, a pedido da Secretaria de Obras do município, que apontou que a estrutura corria risco iminente de desabamento. Em julho de 2022 o trânsito no local foi interditado. A partir de então, foram iniciados os trâmites legais para a reconstrução de um dos acessos mais importantes de Guarapuava.
A obra, que foi realizada com recursos próprios do município, contemplou a construção de um novo viaduto com moderna pista de rolamento e espaço destinado à passagem de pedestres. Ao lado, foi construída uma praça com vasto gramado e local para descanso, além de arborização.
“A reforma do viaduto da Avenida Aragão de Mattos Leão era uma obra essencial para o nosso município, não apenas pelo ponto de vista de mobilidade urbana, mas sim pela segurança da nossa população. Era uma construção muito antiga que sofreu muitos danos devido à ação do tempo e das trepidações constantes ocasionadas pela passagem do trem. Após uma batalha judicial, conseguimos entregar para a população uma obra de alta qualidade com passarelas para pedestres, calçadas, paisagismo, sinalização horizontal e vertical e readequação do asfalto”, comentou a secretária de Obras, Jacqueline Satiko Tsuji.
A secretária também falou da obra de reforma da ponte da Rua Ivo Petry, que está em andamento.
“Ao término do viaduto, iniciamos a reforma da ponte da Rua Ivo Petry que também é um pedido antigo dos moradores, principalmente dos bairros da Vila Carli e do Paz e Bem. Mais uma vez, a prefeitura investe em uma obra de infraestrutura utilizando recursos próprios, priorizando a segurança e a mobilidade da população. Esta ponte também terá passarelas para pedestres, alargamento da via, calçadas, paisagismo e sinalização horizontal e vertical. O projeto é acompanhado pela Secretaria de Obras e a mão de obra de execução é pela SURG. O término das obras está programado para março de 2024”, ressaltou a secretária de obras.
Além das obras já realizadas, a cidade está passando por construções de novos espaços, algumas delas como Condomínio do Idoso e o Centro de Convivência do Idoso, pavimentação e revitalização da Avenida Rubem Siqueira Ribas, desenvolvimento da Avenia Beira Rio e construção da Central de Monitoramento.
O Condomínio do Idoso é uma das grandes obras que tiveram início neste ano. A obra fica no bairro Boqueirão e será um espaço de convivência entre idosos. A construção é realizada por meio do Programa Viver Mais Paraná. O investimento total da obra é de R$ 5.805.216,96, com recursos do Governo do Estado. Já o terreno foi doado pela prefeitura de Guarapuava.
Já o Centro de Convivência do Idoso, no bairro Primavera, também será um local destinado para pessoas com mais de 60 anos e terá capacidade de atender mil pessoas. A estrutura contará com piscina aquecida, área para pilates, atividade física e esportes. A obra que é um diferencial não só para Guarapuava, mas para toda a região, busca reunir os idosos em um só local, e disponibilizar a eles momentos de lazer e conversas. A conclusão está prevista para o segundo semestre de 2024.
O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, reforçou ainda que a preocupação não é apenas disponibilizar um local adequado para os idosos morarem, mas sim, contara com um espaço que garanta qualidade de vida e bem-estar a eles.
“O condomínio do idoso não é apenas um local de moradia para os idosos, mas sim, um local que vai garantir lazer, bem-estar e a socialização entre eles. É um projeto que poucas cidades têm. Mas que Guarapuava, mais uma vez, conta com este benefício para nossa população da terceira idade”, destacou o prefeito.
Outra grande obra do município é a Central de Monitoramento no bairro São Cristóvão. O local possibilitará o controle e monitoramento do que ocorre na cidade, buscando assim, garantir maior segurança às pessoas.
O projeto “Cidade Monitorada”, é um dos maiores avanços tecnológicos em Guarapuava. O sistema de vigilância por câmeras de alta definição traz mais conforto e tranquilidade para a população. A iniciativa faz parte do Programa Espia e é uma parceria entre as Polícias Rodoviária Federal, Militar e Civil. A obra que está sendo erguida no antigo Parque de Máquinas da prefeitura, está bastante adiantada, conforme conta Paulo Dirceu. Ele destaca ainda, que das 120 câmeras que compõem o projeto, já foram instaladas 61 delas.
“O monitoramento por câmeras, algumas das quais com visão noturna, outras com visão 360 graus, que são aquelas que estão principalmente nas rótulas que têm um alcance de até 1200 metros, foi uma das premissas que o prefeito Celso Góes adotou nessa gestão. Atualmente estamos com 61 câmeras instaladas em pontos estratégicos que foram definidos em conjunto com vários órgãos, como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, dentre outras entidades. Isso significa muito mais segurança para o cidadão. Muitas são as vantagens que Guarapuava apresenta para a população”, relatou o secretário de Planejamento e Urbanismo.
A instalação das câmeras segue um planejamento a partir de análise e mapeamento da cidade. Há equipamentos em operação nas proximidades da PR-170, entre as Ruas Padre Réus e Altacir Ciro Gubert; Rua Turíbio Gomes, no Bairro Vila Bela; trecho da Avenida Prefeito Moacir Júlio Silvestri, no entroncamento com a Rua Gerânios, no Bairro Batel. Há câmeras instaladas nas Ruas Elías Zacalusny e Paraná, no Bairro Conradinho e Avenida Castelo Branco com a Rua Epitácio Pessoa, no Bairro Alto da XV de Novembro. Já no Bairro Santana, a Rua Deputado Lauro Sodré Lopes, próximo ao Colégio Estadual Mahatma Gandhi, passará a contar com equipamentos de monitoramento em breve.
Além de obras que garantem lazer, conforto e maior segurança, em 2023, Guarapuava deu início a vários trabalhos voltados à infraestrutura.
Um desses grandes projetos em execução é a revitalização da Avenida Rubem Siqueira Ribas. No local, são exacutadas obras de alargamento da pista de rolagem de veículos, a construção ciclofaixas com dois metros de largura, bem como a instalação de calçadas, pista de caminhada, faixas elevadas para pedestres, paisagismo, iluminação e sinalização.
Carlos dos Santos é morador da Vila Jordão e relatou os benefícios da obra para ele.
“A partir do momento que eles começaram as obras, já vimos o resultado. Melhorou muito aqui para nós, moradores. Agora não temos mais tantos problemas por causa da poeira e com a velocidade dos carros. E, principalmente, não há mais os problemas de carros estragados no meio do caminho”, relatou Carlos.
Além de garantir mais segurança aos motoristas, ciclistas e pedestres, melhorando a mobilidade, o projeto na avenida que dá acesso ao Parque Recreativo Jordão, será um novo cartão-postal da cidade.
“Por meio de um sistema integrado de câmeras de vigilância e monitoramento, a cidade terá uma cobertura abrangente. Faremos uma muralha digital. Com isso, será permitida a identificação de situações suspeitas, prevenção de delitos e uma resposta mais rápida a incidentes. Este é mais um avanço e um marco importante para Guarapuava, porque concentra uma série de recursos tecnológicos voltados para a segurança e vigilância do município”, relatou o prefeito Celso Góes.
Outra grande obra em desenvolvimento é a Avenida Beira Rio. Com destaque para o embelezamento da cidade e a transformação, depois de concluída, a nova avenida fará a interligação entra PR 466 com a BR 277.
O objetivo da obra é melhorar o fluxo de veículos e oferecer segurança e conforto aos motoristas.
“A Beira Rio será uma importante ligação entre a PR 466 e a BR277, sem contar na ligação entre os Bairros Vila Carli, Industrial e Primavera. Com o crescimento da nossa cidade, uma obra como essa ajudará, inclusive, na diminuição do tráfego intenso no trevo da BR 277 com a PR 466”, comentou a Secretária de Obras, Jacqueline Satiko Tsuji.
A nova avenida ligará os bairros Industrial e Vila Carli, margeando o Rio Xarquinho, indo da PR 466 até a BR 277, passando pela trincheira da Vila Carli. O objetivo é melhorar o fluxo de veículos com segurança e conforto aos motoristas. Além do asfalto, será feita a sinalização viária, serviços de paisagismo, iluminação, calçadas e ciclovias. O projeto inclui ainda pistas duplas nos dois sentidos do trânsito, canteiro central e iluminação margeando o Rio Xarquinho.
“Como podemos observar, nossa cidade é um verdadeiro canteiro de obras, seja em asfaltos, reformas de UBS, reformas de escolas e CMEI’s, revitalização de praças e parques. Nosso trabalho contempla ainda, a construção de pontes e viadutos, cascalhamento de estradas do interior, aplicação de fresado em diversos bairros, tudo isso pensando no bem-estar da população guarapuavana”, finalizou a secretária.
“Esse período de fim de ano é um momento em que sempre paramos para observar o que realizamos em nossas vidas. E eu fico muito feliz em parar e ver o quanto Guarapuava se desenvolveu nesse último ano. Em 2023, realizamos obras que transformaram a vida de muitas pessoas. Até mesmo as que ainda estão em desenvolvimento, já estão mostrando resultados para os moradores. Nossa cidade caminha para um futuro com desenvolvimento, tecnologia, bem-estar e segurança para todos”, finalizou o prefeito Celso Góes.