Situs Game Online Sbobet Hadirkan Perkembangan Baru di Tengah Tren

Memulai dengan situs game online menyediakan banyak jenis permainan ada slot online, sbobet, casino hingga colok bebas yang bikin siapa saja bisa ikutan dengan macam alternatif hadiah sekaligus. Nilai menang selalu bertambah dan semakin relevan membuat member bisa dapatkan keuntungan double.

Campus Guarapuava da UTFPR vai ofertar 114 vagas pelo vestibular

0 248

Após 13 anos, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) voltará a utilizar o vestibular como uma das formas de entrada na instituição. Em Guarapuava, onde o campus completa 12 anos em abril, será a primeira vez que o processo próprio de ingresso será realizado.

Em entrevista ao CORREIO, o diretor do campus, Marcelo Granza, destacou que desde 2010 a única forma de seleção era o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), mas que a queda no número de inscritos no Enem tem impactado no Sisu. Outro ponto é tentar trazer a comunidade mais próxima. “Às vezes, tem aquele estudante que concluiu o ensino médio, mas ele não necessariamente fez ou vai querer fazer o Enem. O vestibular, ele oportuniza com um formato de ingresso, para aqueles que não fizeram o Enem também”, afirmou o diretor.

No campus Guarapuava, serão ofertadas vagas nos quatro cursos: engenharia mecânica, engenharia civil, tecnologias de sistema para internet e engenharia mecatrônica.

INSCRIÇÕES
Os candidatos têm de 27 de março a 9 de maio para fazer a inscrição que ocorre de forma online no site da Instituição (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/estudenautfpr/vestibular/vestibular/home-1). e custa R$ 150. O prazo para o pedido de isenção é menor, vai de 27 de março a 12 de abril.

O Sisu ainda continua como um método de entrada, mas agora com a divisão das vagas, com 30% delas. Os outros 70% serão para o vestibular.

Conforme o diretor de graduação da UTFPR Guarapuava, Luan José Franchini Ferreira, “os portões serão abertos às 12h30 e vão fechar às 13h30. Após as 13h30, ninguém mais entra e iniciamos a prova às 14h”.

Ainda segundo ele, a prova será composta por 60 questões objetivas e redação. “A perspectiva é que o resultado do vestibular saia no final de junho. O processo de correção é eletrônico, então é importante que os candidatos portem caneta esferográfica azul e façam as marcações da resposta da forma correta”, orienta, lembrando que durante a prova serão coletadas as digitais para identificação. “Para que eles não estranhem o processo, mas é necessário fazer até para garantir a lisura de todo o processo do vestibular”, pontuou Luan.

Diretor de graduação da UTFPR Guarapuava, Luan José Franchini Ferreira, e o o diretor do campus, Marcelo Granza (Foto: Redação/Correio)

EXPECTATIVA
A direção do campus espera que todas as vagas disponíveis sejam preenchidas após o processo de seleção. “É sempre bom salientar que a universidade é pública e gratuita. Não há qualquer cobrança de mensalidade. Nossa expectativa é que tenhamos uma retomada do vestibular de maneira muito positiva”, comentou Marcelo Granza.

O diretor lembra que a universidade vai muito além dos cursos e citou diversas ações que ocorrem nos quatro cursos, como a dupla diplomação com possibilidade de o aluno ir para o exterior e finalizar o curso com diploma valendo no Brasil e na União Europeia. Há ainda programas de apoio ao empreendedorismo, possibilidade de incubação, empresas juniores, auxílio estudantil via editais e projetos de extensão em várias áreas.

NOVIDADES
O campus segue buscando ajuda governamental para ampliar o número de cursos ofertados. O objetivo é em breve disponibilizar engenharia elétrica, arquitetura e urbanismo e engenharia de produção. “Nosso corpo docente é muito enxuto. Hoje nós estamos com 69 docentes. Para que nós possamos abrir esses cursos há necessidade de concurso público para novos docentes e técnicos administrativos. Nós temos pleiteado com uma frente parlamentar, existem alguns deputados federais nos ajudando nessa luta. A gente tem a expectativa de que no próximo ano ou nos próximos 24 meses tenhamos a possibilidade de ampliação”, aponta Marcelo.

A estrutura também deve ganhar reforço logo mais. Depois de 8 anos parada, a obra do teatro da UTFPR Guarapuava deve ser retomada após a universidade receber 4,5 milhões de emendas parlamentares. “Essa é uma vitória bem importante do campus”, aponta Granza. Outras emendas, em valores menores, serão utilizadas para compra de equipamentos para engenharia mecatrônica e para construção de mais um laboratório de informática.

E em maio, a universidade abre as portas para a comunidade para um dia inteiro de divulgação da estrutura e projetos desenvolvidos no campus.

Deixe uma resposta