Base do Samu em Pinhão será inaugurada no dia 19

De acordo com a secretaria de Saúde, as equipes que atuarão no Município já estão em treinamento

Na última quinta-feira (8) a Secretaria Municipal de Saúde de Pinhão, a convite do secretário de Saúde, Alain Cesar Abreu, recebeu no município o coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Rodrigo Lagos, a diretora da 5° Regional, Janaina R Dias e a chefe da DVAGS, Liziana e Eliane Cesar, além de integrante da Regional para participar de uma Audiência Pública.

No evento foi anunciada a data de inauguração da sede do serviço de socorro no Município. De acordo com a Prefeitura, será no dia 19 de setembro. O Secretário Alain comunicou que as equipes que atuaram estão em treinamento.

O objetivo da audiência foi explicar para a população e aos servidores os fluxos de atendimento do Samu e como irá funcionar no município. O evento aconteceu em dois momentos, de manhã a conversa foi com os coordenadores das unidades básicas de saúde, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Hospital. Na parte da tarde participaram a população em geral, representantes dos conselhos municipais, representantes do Poder Legislativo, os agentes comunitários de saúde e demais servidores da SMS. 

O Secretário Alain fez abertura do evento destacando os avanços da Secretaria e enfatizando a importância desse momento. “A implantação do Samu no Município é uma conquista, um sonho de muitos pinhãoenses que está sendo realizado, um trabalho de muitas mãos, um serviço que vem para somar aos atendimentos de saúde prestados à população, diminuindo o tempo de resposta com portas abertas nos atendimentos de urgência e emergência”, afirmou.

O coordenador do Samu, Dr. Rodrigo explicou o fluxo de atendimento, juntamente com atenção básica, hospital, defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar quando precisar, qual a função de cada serviço, quando acionar e como acionar. O município contará com uma ambulância composta por um condutor e técnico de Enfermagem, serão quatro equipes em escala de revezamento 24 horas, sete dias na semana, 365 dias ano.

Caso seja necessário o suporte avançado com UTI ou o suporte aéreo, o mesmo será acionado e a base mais próxima fará esse atendimento. A regulação vai ser feita pela Central 192 em Guarapuava, onde o médico regulador irá direcionar o atendimento fazendo a primeira triagem por telefone e acionando o Samu via rádio. 

A princípio no município o telefone será provisório no 3621-7192, até a operadora responsável liberar o 192. Todos os participantes tiveram oportunidade de fazer perguntas e tirar dúvidas referentes ao serviço.  

*assessoria com edição

Deixe um comentário