Ambulatório Médico de Especialidades (AME) começa atendimentos para população dos 20 municípios consorciados nesta quarta-feira (11)
Para o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, que também é o presidente do Consórcio Intergestores de Saúde da 5ª Região, o funcionamento do AME representa uma grande vitória para todos os municípios do entorno e que fazem parte do grupo de saúde
Na manhã desta quarta-feira, 11 de janeiro, um dos momentos mais esperados pela população de Guarapuava e de outros 19 municípios se tornou realidade. O Ambulatório Médico de Especialidades (AME), começou a funcionar e mais de 100 pessoas se apresentaram para consultas neste primeiro dia de funcionamento da instituição de saúde.
A diretora executiva do CIS5, Maria José Mandu Ribeiro Ribas, destacou a importância do AME para a população da região e pontuou que os serviços oferecidos vão se somar aos atendimentos do SAMU-Regional, que iniciou suas atividades em janeiro de 2022. “O novo Consórcio de Saúde iniciou suas atividades com a implantação do SAMU-Regional em janeiro de 2022 e hoje, dia 11 de janeiro (de 2023), estamos abrindo o AME, que é nosso Ambulatório Médico de Especialidades, para todos os 20 municípios da 5ª Regional de Saúde. Mais de 100 pacientes serão atendidos, mas este número vai aumentar gradativamente, pois alguns municípios ainda estão de recesso de fim de ano, ou férias coletivas. Vários profissionais estão se credenciando e vão assumir suas funções nos próximos dias. Hoje, já tivemos várias especialidades disponibilizadas. Muitos pacientes chegando desde as 7h da manhã, de diversos municípios e nossos profissionais atendendo a todos com muito zelo”, contou Maria José.
Para o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, que também é o presidente do Consórcio Intergestores de Saúde da 5ª Região, o funcionamento do AME representa uma grande vitória para todos os municípios do entorno e que fazem parte do grupo de saúde. “Nossa região, pela grande extensão que tem, precisa destes serviços. Nossa população merece esses cuidados que passamos a oferecer a partir de hoje, com o início das atividades do Ambulatório Médico de Especialidades. Eu me sinto feliz com essa conquista, mas isso também me motiva a trabalhar ainda mais para que as pessoas recebam um tratamento de saúde adequado”, elenca Celso.
O total de 13 especialidades médicas estavam disponíveis no primeiro dia de trabalho do AME. Dentre estas, a Cardiologia. Marcia Sembaluk Huran, moradora de Prudentópolis, foi uma das pessoas atendidas. Ela contou que se sente feliz pelo novo serviço que é gratuito e de alta qualidade. “Até então, eu vinha me tratando com médico particular. Agora, com a abertura das consultas aqui no AME, recebi o encaminhamento e consegui me consultar. Já recebi todas as instruções para a realização de exames e meu retorno está marcado para o dia 20 de fevereiro”, explicou a paciente.
Ambrósio Lis, também morador de Prudentópolis, foi o primeiro paciente de Cardiologia a ser atendido no AME, na manhã desta quarta-feira. Conforme contou, ele se sente muito feliz com a abertura deste novo espaço de saúde pública, pois pode realizar todo o tratamento em um único lugar. “Eu fui o primeiro paciente de Cardiologia a ser atendido hoje. Eu fazia tratamento em minha cidade, mas agora, com a possibilidade de fazer todos os exames no mesmo lugar, fica muito mais fácil. Eu já recebi os encaminhamentos e devo retornar ainda este mês, depois de todos os procedimentos, para nova consulta e orientação do médico”, contou Ambrósio.
No total, serão atendidas cerca de 15 mil pessoas por mês na área de cobertura do AME. O objetivo é fazer com que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) recebam atenção especializada em diversas áreas, sem se deslocar para lugares distantes. Os atendimentos devem aumentar gradativamente nos próximos dias, trazendo benefícios para a população. Com 140 salas, o local tem capacidade para acolher de 500 a 700 pessoas por dia.

SOBRE O CIS5
Os profissionais que atuam no CIS5, foram contratados pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS) realizado em 2022, e atuarão no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), bem como, no SAMU-Regional.
ATENDIMENTOS
Para ser atendido, o paciente precisará ser encaminhado pelos Postos de Saúde, a partir de consulta médica nas unidades mais próximas de sua casa. Quem faz o encaminhamento, é a Secretaria de Saúde de seu município, por meio de agendamento, que identifica a característica da necessidade e, em seguida, direciona a pessoa para o AME.
ESPECIALIDADES
Oftalmologia, dermatologia, angiologia, cirurgia geral, neuropediatria, otorrinolaringologia, ortopedia, gastroenterologia, nefrologia, cardiologia, endocrinologia, geriatria, ortopedia e traumatologia, ginecologia obstetrícia, urologia, anestesiologia e pediatria de alto risco, serão as especialidades oferecidas pelo AME. A implantação desses serviços será gradativa.