PEG-UP inicia curso de instalações elétricas com 32 alunos

O intuito da ação é oportunizar a profissionalização e a melhor condição para inserção no mercado de trabalho

A Penitenciária Estadual de Guarapuava (PEG-UP) iniciou, na última terça-feira (28 fevereiro), um curso de instalações elétricas com 32 alunos, distribuídos nos períodos da tarde e da noite. A ação é em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e faz parte do projeto de qualificação profissional da unidade.

Os alunos estudam os conteúdos propostos para o curso em uma sala de aula e laboratório técnico adaptado e instalado em uma unidade móvel do Senai, com uma carreta totalmente equipada na qual os alunos terão oportunidade de aprender na prática tudo o que compreende os melhores conhecimentos de instalações elétricas residenciais e prediais. 

Esse e outros quatro cursos são resultado de um projeto apresentado pela PEG-UP, em 2022, junto ao Conselho da Comunidade de Guarapuava, a fim de concorrer a verbas destinadas a projetos de relevância social. 

Para o diretor da PEG-UP, Paulo Cezar Bilek, “é de grande relevância social que as melhores oportunidades e condições de trabalho sejam ofertadas aos privados de liberdade”. 

“Em breve todos voltarão ao convívio social e familiar e poderão escrever uma nova história, mais qualificados para o mercado de trabalho e com melhores condições de se afastar da criminalidade”, completa Bilek. 

O projeto está sendo desenvolvido, na avaliação da direção, “graças à excelente equipe de profissionais que a PEG-UP possui”. Também, que esse é o verdadeiro tratamento que a Polícia Penal do Paraná está ofertando, com estudo regular, profissional e oferta de trabalho.

“O dever social de otimizar o tempo de reclusão como um tempo de formação de melhores condições aos apenados para a reinserção social está sendo feito de forma muito responsável pelo Poder Público e todos os que participam na viabilização, de um projeto como esse, mas é preciso que cada um tenha o desejo de mudar de vida e agarrar as oportunidades”, salienta Roberto de Jesus Camargo, chefe de segurança da PEG-UP e motivador do projeto de qualificação. 

Com Assessoria

Deixe um comentário