Guarapuava firma cooperação com Curitiba para planejamento e formação da Guarda Municipal

Nesta terça-feira (13), o prefeito de Guarapuava, Denilson Baitala, acompanhado do secretário municipal de Defesa Social e Mobilidade Urbana, Péricles de Matos, esteve em Curitiba para uma reunião estratégica voltada ao fortalecimento da segurança pública municipal. O encontro foi com o prefeito de Capital, Eduardo Pimentel, juntamente com o Secretário de Governo, Marcelo Fachinello, e teve como foco o planejamento e a cooperação entre os municípios de Guarapuava e Curitiba no que diz respeito à futura Guarda Municipal de Guarapuava.

A agenda tratou especialmente da parceria institucional para a capacitação dos futuros agentes. Conforme destacado durante a reunião, trata-se de uma cooperação entre os dois municípios sobre a segurança de Guarapuava, incluindo o treinamento da futura Guarda Municipal, fortalecendo o modelo de atuação preventiva e qualificada na cidade.

Durante o encontro, foi firmado convênio com a Prefeitura de Curitiba, possibilitando que, após a contratação dos primeiros guardas municipais de Guarapuava através de concurso público, a formação seja realizada pelo Centro de Formação da Guarda Municipal de Curitiba, referência no Paraná.

O secretário de Defesa Social e Mobilidade Urbana, Péricles de Matos, ressaltou a relevância do acordo: “Extremamente importante esse convênio, visto que após a contratação dos primeiros guardas municipais, eles serão formados pelo Centro de Formação de Curitiba, garantindo a qualidade na formação técnico-profissional, conhecimento de direitos humanos, proteção do cidadão, defesa civil e trânsito. Uma formação completa para os futuros guardas municipais. Isso também incide em uma economia para o município muito grande, uma economia tanto de tempo como de logística para a formação dos nossos futuros profissionais.”

A criação da Guarda Municipal de Guarapuava integra o planejamento estratégico da administração municipal para ampliar a segurança pública, com atuação preventiva, proteção do patrimônio público e apoio às demais forças de segurança. O projeto prevê estrutura organizada, formação técnica adequada e princípios baseados no respeito aos direitos humanos e na proximidade com a comunidade.

Para o prefeito Denilson Baitala, a cooperação com Curitiba representa um avanço significativo, garantindo desde o início uma formação qualificada, economia de recursos e profissionais preparados para atender a população com responsabilidade e compromisso. “A segurança pública é uma prioridade da nossa gestão. Essa cooperação com Curitiba representa um passo muito importante para Guarapuava, porque nos permite planejar a Guarda Municipal com responsabilidade, qualidade e economia de recursos. Estamos buscando as melhores referências do Paraná para garantir que nossos futuros guardas municipais recebam uma formação completa, humana e técnica, preparada para proteger o cidadão e cuidar da cidade. É um investimento no presente e no futuro da nossa população.”

A atuação da nova corporação será voltada à proteção do patrimônio público, segurança em escolas, unidades de saúde e espaços urbanos, além de apoio direto às forças estaduais de segurança, como a Polícia Militar e a Polícia Civil. As equipes serão formadas por meio de um concurso público, sem data para ser realizado. Após as definições oficiais e legais sobre a realização do concurso público, você poderá acompanhar a abertura do processo de seleção e todas as etapas nos canais oficias da Prefeitura de Guarapuava.