Prefeitura de Guarapuava, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros fazem campanha de arrecadação para atingidos pelas fortes chuvas em Pitanga

Estão sendo arrecadados alimentos, móveis, água, roupas, produtos de limpeza e higiene pessoal que podem ser entregues em três pontos de arrecadação

As fortes chuvas no último domingo (8) atingiram 57 cidades no Paraná. Na região de Guarapuava, a cidade de Pitanga foi a que mais sofreu com o volume de chuvas. No município, cerca de 100 famílias foram atingidas diretamente, devido aos pontos de alagamento na cidade.

Como forma de prestar solidariedade ao município vizinho, a Prefeitura de Guarapuava se uniu à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros de Guarapuava na campanha de arrecadação para fornecer auxílio à população atingida.

“O município de Pitanga está passando por uma situação muito difícil. Devido ao grande volume de chuva que caiu na região Sul do país, temos visto muitos estragos e famílias precisando de ajuda. Como forma de nos solidarizarmos e prestarmos apoio ao município vizinho, estamos nos unindo para essa realizarmos essa campanha de arrecadação de materiais para à população atingida. Sabemos que os guarapuavanos são solidários e vamos juntos colaborar com os irmãos pitanguenses”, destacou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social e coordenadora da Defesa Civil Municipal de Guarapuava, Elenita Lodi, explica que o município de Pitanga pertence a regional do órgão e que o intuito da ação visa contribuir com o auxílio imediato da população atingida.

“Guarapuava teve uma situação tranquila diante das fortes chuvas do fim de semana, devido às ações já realizadas pela Prefeitura. Porém, não foi isso que aconteceu com Pitanga, município da nossa Regional de Defesa Civil. O município teve uma ocorrência muito maior de atendimentos de famílias e uma situação muito mais complexa, as equipes de lá estão precisando de doação de diversos itens e vamos ajudar”, salientou Elenita.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a precipitação acumulada na região chegou a 100 milímetros, durante o domingo (8). Os rios Ernesto e Pitanga, que cortam a cidade, transbordaram e inundaram casas e comércios da cidade, deixando pessoas desabrigadas.

“Eu me solidarizo com a população afetada pelas enchentes que atingiram o município de Pitanga neste fim de semana. Em colaboração com a Defesa Civil de Guarapuava, informamos que os quartéis do Corpo de Bombeiros passaram a receber doações que serão encaminhadas à Defesa Civil de Pitanga para distribuição à população atingida”, pontuou o Comandante do 12° Grupamento de Bombeiros e Coordenador Regional de Proteção e Defesa Civil, Tenente Coronel José Adriano Prado Spak.

O que doar?

Estão sendo arrecadados alimentos, água, roupas, produtos de limpeza e higiene pessoal, e móveis.

Onde doar?

Os pontos de recolhimento das doações são:

Quartel de Bombeiros do Posto Primavera
Rua João Fortkamp, 870, Primavera;

Sede Administrativa do Grupamento de Bombeiros
Rua XV de Novembro, 7.260, 1º andar, Centro;

Sede da Defesa Civil Municipal
Rua Guaíra, 3074, Centro (anexo à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social).