Presidida pela deputada Cristina Silvestri, sessão plenária homenageia as mulheres

A deputada estadual Cristina Silvestri presidiu o grande expediente da sessão plenária desta segunda-feira (4), que foi marcada pela entrega do Prêmio Rosy de Macedo Pinheiro Lima a paranaenses com trajetórias notáveis em suas áreas de atuação. Pelo segundo ano consecutivo, a premiação é realizada na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (8/3). “Reafirmamos o compromisso da Bancada Feminina com a valorização das mulheres e com a construção de um mundo com oportunidades iguais para todas nós”, destacou a deputada Cristina.

Ao todo, foram dez homenageadas, cada uma escolhida por uma deputada. A homenageada indicada pela deputada Cristina foi Edni de Andrade Arruda, uma guarapuavana pioneira: primeira advogada de Guarapuava, primeira presidente da OAB Guarapuava, primeira conselheira federal da OAB, primeira detentora da Medalha Vieira Netto e conselheira honorária vitalícia da OAB-PR. “Mulheres como a Dra. Edni são fundamentais para abrir portas e pavimentar o caminho para as próximas gerações. É isso que queremos que esse prêmio represente: esperança e inspiração para todas as mulheres”, disse Cristina Silvestri.

Foto: Assessoria

O nome da premiação lembra a história da primeira deputada paranaense. Rosy de Macedo se elegeu em 1947. Depois dela, só nos anos 1980 a Assembleia Legislativa do Paraná voltou a ter uma deputada. Atualmente, a casa tem a maior bancada feminina da história.