Prefeito Celso Góes assina Termo de Fomento que libera R$ 1,2 milhão para o ‘Guarapuava Proesporte’

De acordo com a Secretaria municipal de Esportes e Recreação, este ano os valores são superiores aos do ano passado. Com isso, Guarapuava está entre as cidades do país que mais investe nos atletas locais

Representando um dos maiores avanços até então no esporte do município, na noite de segunda-feira (29) o prefeito Celso Góes assinou o Termo de Fomento do Guarapuava Proesporte. O ato foi realizado no Teatro Municipal Marina Karam Primak.

O repasse é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. O objetivo do Programa é dar suporte a atletas de alto rendimento para que possam se dedicar aos treinos e competir nos grandes eventos em todo o País.

Nesta fase, será feito o repasse financeiro a 21 entidades esportivas sem fins lucrativos, e 11 atletas individuais que mantêm projetos esportivos em Guarapuava. Trata-se do maior programa de repasse financeiro da história do esporte municipal, com um investimento no valor total de R$ 1,2 milhão. Dentre as modalidades que receberão o repasse, destacam-se goalball (destinado a cegos ou pessoas com baixa visão), atletismo, tênis de mesa, handebol, futebol, voleibol, basquetebol, futsal, rugby, tênis, beach tênis, bolão, bocha, orientação, corrida de rua, laço comprido, prova do chasque, prova de rédea, e artes marciais (taekwondo, judô, kickboxing).

“Este é o maior repasse financeiro da história do esporte de nossa cidade. Os valores darão suporte aos nossos atletas para que possam treinar e representar o Município nas competições de todo o País. Este é um projeto que realmente muda a vida das pessoas”, sublinhou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

O secretário municipal de Esportes e Recreação Milton Roseira destacou que este ano, os valores são superiores aos do ano passado e o repasse será da ordem de um milhão e duzentos mil reais.

“Incentivar o esporte de alto rendimento é o objetivo principal deste repasse. Por meio do Guarapuava Proesporte, esses valores beneficiarão tanto os atletas individuais quanto as associações sem fins lucrativos. Vale lembrar que para acessar esses valores, é preciso seguir rigorosamente os critérios legais, cumprindo, portanto, com as exigências dos editais de chamamento público”, pontuou Milton.

Representando os atletas individuais e as entidades beneficiadas, pelo Programa Guarapuava Proesporte, o presidente da Atalaia Sociedade Esportiva e Recreativa, Cleverson Buseti, falou da importância deste apoio como suporte e manutenção das atividades esportivas na cidade.

“Este é o resultado de um projeto que vai muito além do incentivo ao esporte. Este é um projeto que muda a vida das pessoas. Por meio do Programa Proesporte, somos reconhecidos pelo nosso trabalho. Graças ao apoio e sensibilidade do prefeito Celso Góes, por meio da Secretaria de Esportes (e Recreação), com o trabalho incansável do Miltinho (Milton Roseira), hoje os esportistas profissionais de nossa cidade podem se dedicar aos treinos, sem se preocupar com questões financeiras”, relatou Cleverson.

Foto: Secom/Pref. Guarapuava

DESTAQUES INDIVIDUAIS

Atleta paralímpico de tênis de mesa – Eziquiel Babes

Eziquiel é atleta paralímpico no Município de Guarapuava na modalidade Tênis de Mesa. Com o incentivo do Guarapuava Proesporte, já foi 11 vezes campeão Brasileiro com outros grandes resultados junto à Seleção Brasileira. Em 2023 ficou em terceiro lugar no Brazilian Open, categoria Duplas, e segundo lugar no Parapanamericano em Santiago, no Chile, categoria dupla.

Atleta de corrida de orientação – Gabriella Serbai Bilek
Gabriella é atleta no Município de Guarapuava na Corrida de Orientação e faz parte do Clube de Orientação Lobo Bravo. Com o Guarapuava Proesporte, em 2023 ela foi convocada e fez parte da Seleção Brasileira sub-15 de corrida de orientação nos Jogos Mundiais Escolares, no Rio de Janeiro.

Os Jogos Mundiais Escolares, mais conhecido por Gymnasiades, é o maior evento mundial estudantil exclusivo para estudantes de 13 a 17 anos de idade, realizado pela Federação Internacional Estudantil, e organizado, no caso do Brasil, pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE).

Atleta de kickboxing – Felipe Munhoz
Felipe Munhoz é atleta no Município de Guarapuava na modalidade desportiva kickboxing e com o Guarapuava Proesporte, em 2023, ele conquistou o campeonato Brasileiro, e o internacional, na Argentina. Participou do camping da Seleção Brasileira e em novembro, representou Guarapuava e o Brasil no Campeonato Mundial realizado em Portugal, onde obteve o 5º lugar. A competição contou com vinte Países em sua chave.

Atleta de laço comprido – Tuanne Haeffner
Tuanne Haeffner é atleta no Município de Guarapuava no laço comprido e com o Guarapuava Proesporte, ela conseguiu participar de várias competições.

Atualmente, Tuanne é bicampeã brasileira nesta modalidade por equipe adulta em 2022 e 2023. Cabe ressaltar que em 2022, de forma inédita no País dentro do esporte laço comprido, foi juntamente com a sua mãe, Marilise Michelini (In Memorian) campeãs nacionais na equipe prenda.