Incra retoma vistorias no Zattar em passo decisivo para aquisição de terras e assentamento de famílias em Pinhão

O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) anunciou nesta quinta-feira (04) a retomada dos trabalhos de vistoria e avaliação técnica do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) nas terras do complexo Zattar. A ação é considerada uma etapa importante para a desapropriação da área e sua destinação à reforma agrária, beneficiando dezenas de famílias do Alecrim e de outras localidades do município e região.

De acordo com o parlamentar, uma equipe do Incra de Curitiba esteve no local realizando medições e procedimentos técnicos. “Sabemos que é muito importante essa visita, as medições, os procedimentos técnicos, para que nós possamos, de fato, viabilizar o orçamento para a compra dessa área e para acolher todas as famílias”, afirmou Dirceu, que tem acompanhado as negociações em Brasília e no Paraná.

O processo em andamento está ligado a uma negociação para transferir as terras da Zattar para o patrimônio do Incra, como forma de quitar dívidas da empresa com a Fazenda Nacional. O superintendente do Incra no Paraná, Nilton Guedes, manteve o deputado informado sobre os trabalhos.

Próximos passos e previsões

Conforme detalhado pelo deputado, após a vistoria em campo, a próxima etapa será uma pesquisa de mercado na região para definir o preço das terras. O laudo de avaliação final e essa pesquisa devem ser concluídos até janeiro de 2024. “Tudo isso parte daquele acordo entre o Incra e a comissão que representa as famílias do Alecrim, reunião que participei também ao lado de vocês”, ressaltou Zeca Dirceu.

O parlamentar enfatizou o objetivo central da luta. “Nós queremos garantir a terra a quem está na terra, a quem já vive há 20, 30 anos, para quem produz, para quem já construiu a sua casa”. Ele pediu celeridade ao Incra para vencer as etapas técnicas e burocráticas.

Compromisso com a região

O parlamentar também destacou o empenho das lideranças locais, citando a vereadora Vilma e outras lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT). “Estou aqui em Brasília, mas acompanhando de perto as lutas da companheirada e o trabalho, em especial, que está fazendo a vereadora Vilma”, disse.

O deputado afirmou que continua na luta até a regularização das terras. “O trabalho está caminhando, as coisas estão andando, e vocês sabem que podem contar sempre com meu apoio e disposição em lutar para garantir os direitos de uma vida digna para as famílias do Alecrim e para todo o povo do Pinhão”, concluiu.