Estacho faz balanço do trabalho na Alep e projeta atuação na Câmara Federal
Rodrigo Estacho (PSD) assume a cadeira de deputado federal no dia 1° de fevereiro. Nas últimas eleições, ele conquistou 47.015 votos
O ex-deputado estadual Rodrigo Estacho (PSD) vai assumir, na próxima quarta-feira (1° fev), a cadeira de deputado federal. Ele conquistou 47.015 votos nas eleições de 2022 e ficou como primeiro suplente. Mas, como Beto Preto, que havia sido eleito, permaneceu como secretário estadual de Saúde no Paraná, Estacho assumirá a vaga.
Nascido em Guarapuava e criado em Turvo, Rodrigo Tlustik Venek ganhou popularidade como youtuber no canal Zuera News. Em 2018, foi o primeiro turvense eleito na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
Em entrevista ao CORREIO, o deputado afirma que seu mandato na Alep pode ser definido pela palavra “aprendizado”.
“Esses quatro anos em que estive na Assembleia Legislativa do Paraná me ensinaram sobre a importância do trabalho parlamentar; a importância de bem representar a população e a importância de valorizar a cada centavo do dinheiro público”, diz Estacho, pontuando que autuou na destinação de mais de R$ 31 milhões para os municípios paranaenses, e apresentou mais de 60 projetos. “Além disso, fui o deputado que devolveu mais de 1 milhão de reais em orçamento de gabinete para ser investido no Estado”.
O deputado diz que buscou realizar um mandato plural e defendeu bandeiras de muitas frentes. Ele cita o trabalhador do campo e da cidade, a austeridade fiscal e as políticas públicas, a saúde, a cultura, o turismo e a defesa do consumidor como alguns pontos.
“Também houve a situação da pandemia, em que aprovamos medidas muito importantes para o Paraná e que foram fundamentais para que o Estado tivesse um bom desempenho na gestão da crise na saúde”, acrescenta.
FEDERAL
Perguntado sobre o norte do seu mandato na Câmara dos Deputados, Estacho destaca o momento “de transição do governo”, ainda tendo um orçamento elaborado pela gestão federal anterior, “o que nos impede de grandes movimentações”. “Além disso, trabalharemos com um novo governo que, ao que parece, enfrentará grande oposição na Câmara dos Deputados”.
Por isso, o deputado ressalta que seu foco estará na fiscalização e na manutenção de projetos que, no seu ponto de vista, deram certo no país. “É o caso de incentivo ao agronegócio e simplificação para posse de armas para o cidadão de bem”.
RECURSOS
Outro ponto destacado pelo parlamentar é a “falta de repasses do Governo Federal”, que, segundo ele, ocorre historicamente no Paraná.
“Com isso, quero, junto com a bancada do Paraná em Brasília e com nosso governador Ratinho Junior, trabalhar para que nosso Estado esteja sempre à vista dos ministros para recebimento de recursos e assim manter o Paraná como uma das maiores economias do país”, completa.
TRABALHO
Estacho também diz que “tem muito o que aprender” e que não tem “vergonha de correr atrás disso”. Ele lembra que não vem de uma família tradicional da política, e que está diariamente estudando, junto de sua equipe, o funcionamento de Brasília.
“E, claro, continuar com meus vídeos no YouTube para os fãs do Estacho não ficarem sem diversão. Quero aproveitar a popularidade do personagem para também conscientizar mais politicamente o funcionamento do Congresso Nacional através de vídeos educativos e informativos”, acrescenta.
Por fim, o parlamentar diz que o sentimento de representar o Paraná é de “muito orgulho” e que espera fazer um bom trabalho para “retribuir a confiança de todos”.